Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sobre o getOne e getById depreciados

É mais uma observação do que uma dúvida. Eu vi em outros lugares e até mesmo aqui no fórum da alternativa em mudar do JpaRepository para o CrudRepository. Mas, para quem quiser continuar com o JpaRepository, que é o que foi mostrado na aula, eu recomendo o método getReferenceById, funcionou muito bem para mim. O único porém neste caso, eu tiver que fazer um tratamento para caso o id venha nulo. Mas acredito que essa questão do nulo nunca vá acontecer por causa da validação da Controller. O código ficou assim:

fun findById(id: Long?): Topico {
        if (id != null) {
            return repository.getReferenceById(id)
        }
        throw EntityNotFoundException()
    }
1 resposta
solução!

Oi, Matheus! Tudo bem?

Muito obrigado por compartilhar sua observação, ela enriquece muito a nossa comunidade! Realmente, a depreciação dos métodos getOne e getById no JpaRepository pode causar algumas dúvidas e confusões, a sugestão de usar o método getReferenceById é uma excelente alternativa para quem deseja continuar utilizando o JpaRepository.

Essa abordagem é realmente útil para manter a consistência com o que foi ensinado no curso. Além disso, o getReferenceById é eficiente, pois ele retorna uma referência à entidade sem necessariamente carregar todos os dados do banco de dados imediatamente, o que pode ser benéfico em termos de performance.

Um forte abraço e bons estudos!