1
resposta

Sobre o Framework Angular

Olá, a minha dúvida é a seguinte no angular a unica forma de se comunicar com backend é através de web api, porque antigamente em sites que necessitavam de um processamento backend, tinha e ainda tem linguagens como php, ruby, java que a comunicação não era feita por uma web api se não me engano, era usado o protocolo http.Já li sobre webservices tb mas não sei a diferença para web api.

1 resposta

Fala aí Tiago, tudo bem? Basicamente a forma de comunicação ainda é a mesma, o que mudou foi a forma como arquitetamos e estruturamos tanto nosso front quanto o back.

Antigamente era apenas uma coisa, um projeto, um sistema monolítico. Ele era o responsável por criar o back e servir as páginas (front).

Mas, ainda era necessário utilizar o protocolo HTTP para isso.

Hoje, a gente separa o front em um projeto/repositório e back no outro (na maioria dos casos onde usa-se o API First).

Mas, a forma de buscar e obter os dados do back seja uma API ou não, ainda é com o protocolo HTTP.

Portanto, o que mudou foi apenas a maneira como tudo isso é feito, mas, por de baixo do pano, no final, tudo ainda é HTTP.

Espero ter ajudado.