1
resposta

Sobre o exemplo de NFe e produto

No exemplo dado nessa aula a tabela itens_pedido tem NFe como chave primária relacionada à chave estrageira,código de produto. Nesse exemplo, essa modelagem me diz que eu só posso fazer compra de um produto por NFe, certo?

1 resposta

Oi, Gabrielli! Tudo bom?

Desculpe a demora em te responder.

No exemplo dado na videoaula, a tabela itens_pedidos tem como chave primária composta nota_fiscal e o cod_produto. Isso não significa que você só pode comprar um produto por nota fiscal, mas sim vários produtos.

Isso é permitido por que, ao trabalhar com uma chave primária composta, permitimos que cada combinação de nota_fiscal e cod_produto crie um registro único na tabela.

Para visualizar melhor este cenário, imagine que você fez uma compra e recebeu a nota fiscal 152. Nessa compra, você adquiriu dois produtos diferentes, um mouse (1) e um teclado (2). Na tabela itens_pedidos, você teria duas linhas para a nota fiscal 152, uma para o mouse e outra para o teclado, observe:

nota_fiscalcod_produtoqtd_vendida
NF 15212
NF 15223

Cada linha representa um item do pedido. Portanto, a chave primária composta permite que você tenha múltiplos produtos associados a uma única nota fiscal, cada um representando um item diferente!

Espero que tenha ficado mais claro, Gabi!

Qualquer dúvida, fico à disposição.

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software