No exemplo dado nessa aula a tabela itens_pedido tem NFe como chave primária relacionada à chave estrageira,código de produto. Nesse exemplo, essa modelagem me diz que eu só posso fazer compra de um produto por NFe, certo?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
No exemplo dado nessa aula a tabela itens_pedido tem NFe como chave primária relacionada à chave estrageira,código de produto. Nesse exemplo, essa modelagem me diz que eu só posso fazer compra de um produto por NFe, certo?
Oi, Gabrielli! Tudo bom?
Desculpe a demora em te responder.
No exemplo dado na videoaula, a tabela itens_pedidos tem como chave primária composta nota_fiscal e o cod_produto. Isso não significa que você só pode comprar um produto por nota fiscal, mas sim vários produtos.
Isso é permitido por que, ao trabalhar com uma chave primária composta, permitimos que cada combinação de nota_fiscal e cod_produto crie um registro único na tabela.
Para visualizar melhor este cenário, imagine que você fez uma compra e recebeu a nota fiscal 152. Nessa compra, você adquiriu dois produtos diferentes, um mouse (1) e um teclado (2). Na tabela itens_pedidos, você teria duas linhas para a nota fiscal 152, uma para o mouse e outra para o teclado, observe:
| nota_fiscal | cod_produto | qtd_vendida |
|---|---|---|
| NF 152 | 1 | 2 |
| NF 152 | 2 | 3 |
Cada linha representa um item do pedido. Portanto, a chave primária composta permite que você tenha múltiplos produtos associados a uma única nota fiscal, cada um representando um item diferente!
Espero que tenha ficado mais claro, Gabi!
Qualquer dúvida, fico à disposição.
Um abraço!