No exemplo dado nessa aula a tabela itens_pedido tem NFe como chave primária relacionada à chave estrageira,código de produto. Nesse exemplo, essa modelagem me diz que eu só posso fazer compra de um produto por NFe, certo?
No exemplo dado nessa aula a tabela itens_pedido tem NFe como chave primária relacionada à chave estrageira,código de produto. Nesse exemplo, essa modelagem me diz que eu só posso fazer compra de um produto por NFe, certo?
Oi, Gabrielli! Tudo bom?
Desculpe a demora em te responder.
No exemplo dado na videoaula, a tabela itens_pedidos
tem como chave primária composta nota_fiscal
e o cod_produto
. Isso não significa que você só pode comprar um produto por nota fiscal, mas sim vários produtos.
Isso é permitido por que, ao trabalhar com uma chave primária composta, permitimos que cada combinação de nota_fiscal
e cod_produto
crie um registro único na tabela.
Para visualizar melhor este cenário, imagine que você fez uma compra e recebeu a nota fiscal 152. Nessa compra, você adquiriu dois produtos diferentes, um mouse (1) e um teclado (2). Na tabela itens_pedidos
, você teria duas linhas para a nota fiscal 152, uma para o mouse e outra para o teclado, observe:
nota_fiscal | cod_produto | qtd_vendida |
---|---|---|
NF 152 | 1 | 2 |
NF 152 | 2 | 3 |
Cada linha representa um item do pedido. Portanto, a chave primária composta permite que você tenha múltiplos produtos associados a uma única nota fiscal, cada um representando um item diferente!
Espero que tenha ficado mais claro, Gabi!
Qualquer dúvida, fico à disposição.
Um abraço!