1
resposta

Sobre o dilema da inovação

Ao analisar essas duas afirmações, parece fazer sentido que as empresas tenham esse tipo de comportamento, por isso o conceito de dilema. Você consegue imaginar por quais motivos aplicar esses princípios da boa gestão pode não ser uma boa escolha para a inovação das empresas?

  1. As empresas devem sempre ouvir e reagir às necessidades de seus melhores clientes;
  2. As empresas devem focar seus investimentos nas inovações que prometem maiores retornos.

Reflexão: Pelos estudos, podemos analisar que procura em desenvolver um negócio somente a partir do que já está "dando certo" e ser resistente à analisar novas possibilidades e conhecer melhor as mudanças no contexto social em que se está inserido, pode ser um erro que pode gerar dificuldades aos negócios. Isso ocorre devido a falta de atenção as potencialidades de empresas concorrentes poderem se desenvolver e criarem novos nichos, demandas e mercados, o que nos leva ao ponto em que analisar as potencialidades das inovações é de fundamental importância para impedir grandes perdas e colocação no mercado.

1 resposta

Oi, Andreza! Como vai?

Obrigado por compartilhar sua reflexão.

Sua análise está muito coerente! Focar apenas no que já está funcionando e nas necessidades imediatas dos melhores clientes pode realmente deixar uma empresa vulnerável à criação de novos nichos e mercados pelos concorrentes. Inovar significa também olhar além do retorno imediato, buscando identificar mudanças no cenário e explorando novas possibilidades.

Uma dica importante é observar casos de empresas que perderam espaço no mercado por não investirem em inovação disruptiva. Pesquise exemplos práticos e reflita sobre como elas poderiam ter agido diferente para se manterem competitivas.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!