Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sobre o desafio 1

já vi a solução mas quero intender pq meu código está errado e como usa o "else if"

let diaBom = sabado , domingo;
let dia = prompt('qual dia é da semena?');
if (dia == diaBom) {
    alert('tenha um otimo final de semana');
} else {
    alert('kkkkk sifudeu XD')
}
4 respostas
solução!

Oi, Alef! Tudo bem?

Precisamos fazer algumas alterações no código para corrigir os nossos problemas. Inicialmente, podemos notar a declaração incorreta da variável diaBom, pois para atribuir múltiplos valores a uma variável, precisamos utilizar um array. Então, ao invés de let diaBom = sabado, domingo;, devemos escrever let diaBom = ['sabado', 'domingo'];.

Em seguida, precisamos comparar a resposta do usuário com os valores do array diaBom. Para isso, podemos utilizar o método includes() do array, o que ficaria assim:

let diaBom = ['sabado', 'domingo'];
let dia = prompt('Qual dia é da semana?');
if (diaBom.includes(dia.toLowerCase())) {
    alert('Tenha um ótimo final de semana!');
} else {
    alert('Boa semana!');
}

Dessa forma, a linha if (diaBom.includes(dia.toLowerCase())) inicia uma estrutura condicional if, que verifica se o valor armazenado na variável dia, após ser convertido para letras minúsculas usando toLowerCase() visando que a comparação não seja sensível a maiúsculas e minúsculas, está incluído no array diaBom.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

vlw moça não estou familiarizado com alguns comandos mas deu pra entender pela explicação tmj

então significa que ao usarmos includes nós estamos pesquisando no nosso código se as variáveis sábado e domingo estão sendo utilizadas? Caso sim o valor retorna True, caso não false. é isso?

diaDaSemana = prompt('Qual é o dia da semana?'); if (diaDaSemana == 'Sábado') { alert('Bom fim de semana!'); } else if (diaDaSemana == 'Domingo') { alert('Bom fim de semana!'); } else { alert('Boa semana!'); }

Boa tarde, esse é código disponível no GitHub sobre essa questão. Queria saber porque ele não começou declarando uma variável?