Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre o curso de aprendizagem

Boa tarde. Terminei o curso e notei que várias coisas eu já fazia institivamente mas não sabia os nomes mais..."cientificos". Por exemplo o lance de dividir as coisas eu não chamava de "Chunks" mas sim já fazia o lance de dividir as coisas em problemas menores. Claro, já sou desenvolvedor e sou obrigado a fazer isso né? Porém duas coisas me chamaram a atenção: o lance do "ralo de tempo" e "metas". Os ralos para mim já são normais... eu sempre fui acostumado a fazer várias coisas ao mesmo tempo (vantagens do TDAH...) e, por exemplo, estudava escutando música. Mas pelo curso isso pode ser prejudicial... claro que ficar olhando as notificações do "zapzap" é algo que atrapalha mesmo e reconheço que isso é ruim...rs E quanto a metas essa é a minha principal dificuldade. A Alura provem muita coisa e eu não sabia para onde ir... ou melhor, queria ir para todos os lados ao mesmo tempo. E isso me incomodava pois isso não é uma meta "atingivel". Então vou tentar me disciplinar para tentar ir mais "calmo" e menos "ambicioso" e "apressado". Vamos continuar o "Caminho Místico"....

2 respostas
solução!

Olá, Denilson! Como vai?

Fico muito feliz em saber que você já utilizava algumas das técnicas que foram apresentadas no curso, mesmo que de forma intuitiva. Isso mostra que você já tem um bom caminho trilhado na sua jornada de aprendizado.

Sobre os "ralos de tempo", é importante lembrar que cada pessoa tem uma maneira única de aprender. Algumas pessoas realmente conseguem estudar ouvindo música, por exemplo. O importante é identificar se essa prática está realmente te ajudando ou se está se tornando um "ralo de tempo". Se você perceber que está mais focado na música do que no conteúdo que está estudando, pode ser uma boa ideia tentar estudar em um ambiente mais silencioso.

Em relação às metas, realmente pode ser um desafio quando temos muitas opções e queremos aprender tudo ao mesmo tempo. Uma sugestão seria tentar estabelecer metas mais específicas e realistas. Por exemplo, em vez de dizer "Quero aprender todas as linguagens de programação", você poderia estabelecer uma meta como "Quero aprender JavaScript até o final deste mês". Isso pode te ajudar a ter um foco mais claro e a sentir que está progredindo.

Além disso, lembre-se de que é normal e saudável ter um ritmo próprio de aprendizado. Não se compare com os outros e não se cobre demais. O importante é que você esteja aprendendo e se desenvolvendo, mesmo que seja um pouco a cada dia.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Olá, tudo bem?

''Ralos de tempo'' é uma forma de aprender que não é todos que consegue, é realmente uma nova maneira diferenciada de aprender.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software