Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Sobre o curso

Cara eu adoro quando vou fazer alguma aula e é esse professor, acho sensacional a forma como ele ensina de forma simples para entender mas tambem com muitas informações para sabermos por completo. Top demais!

1 resposta

Olá, Ana. Como vai?

É muito gratificante quando encontramos um instrutor com o qual nos conectamos! Esse equilíbrio que você mencionou — entre a simplicidade na explicação e a profundidade do conteúdo — é a essência do pensamento Lean-Ágil. Afinal, a agilidade busca exatamente isso: eliminar o excesso e o que é complicado (o desperdício) para focar no que realmente gera valor e entendimento.

Como você atua como QA e Implantadora, esse curso de Transformação Organizacional será um divisor de águas na sua carreira. O papel de QA, por natureza, já possui uma visão sistêmica do processo, e expandir isso para além da TI permite que você identifique melhorias em toda a cadeia de valor da empresa.

Para aproveitar ao máximo esse entusiasmo e o conteúdo do professor, aqui estão algumas dicas de como aplicar os conceitos de Lean-Ágil no seu dia a dia:

  • Visão de Fluxo (Value Stream): Tente observar como o seu trabalho de implantação impacta as outras áreas da empresa (como vendas ou suporte). O Lean nos ensina a olhar para o fluxo completo, não apenas para a nossa tarefa isolada.
  • Melhoria Contínua (Kaizen): Use essa forma simples de ensinar do professor como inspiração para suas documentações ou treinamentos de implantação. Quanto mais simples e direta for a comunicação, menor a chance de erros no processo.
  • Redução de Desperdícios: No QA, identifique quais etapas de teste ou processos de validação são realmente necessários e quais podem estar apenas gerando burocracia sem agregar qualidade real ao produto final.

O projeto de conclusão será uma ótima oportunidade para você desenhar esse "passo inicial" de mudança cultural na sua organização. Use essa energia positiva para propor soluções que tornem os processos de implantação mais ágeis e menos resistentes a mudanças.

Espero que possa ter lhe ajudado!