Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
26
respostas

Sobre o curso

Aonde eu consigo baixar todos os exercícios e soluções do curso ? Existe algo registrado em PDF para consultas futuras ?

26 respostas

copia manualmente mano, os vídeos você baixa tbm usando o f12 do teclado...

Realmente um pdf é o que falta...

Flavio, você tem certeza que com f12 copia a vídeo-aula? Eu acho que não. Falta mesmo um material, uma recordação dos cursos... (rs)

tenho sim, mas você vai ter que pesquisar. hahaha

Flavio, quando eu tiver um tempinho vou pesquisar. Vou habilitar o tráfego de rede e acompanhar ali os acessos ao vimeo.

Mas antes vou me informar com o pessoal do alura se isto é permitido, rs.

não é permitido.

Pois é, o ideal é ter um PDF para poder acompanhar todas as soluções e dicas exibidas durante as aulas.

Flavio, quem te disse que não pode?

Syrio, vamos enviar contato perguntando por isto?

Sidnei vamos sim, estarei amanhã pela manhã enviando um e-mail para eles, se vocês puderem fazer o mesmo será bem interessante, pois um material em PDF nos ajudaria em desenvolvimento futuro.

Oi, Syrio, você enviou o email?

Desculpa, mas eu não enviei, rs.

Olha eu até hoje não compreendi como funciona a parceria Caelum / Alura (talvez alguém do Alura nos explica?), mas tem um link que vou colar aqui da caelum para baixar diversas apostilas da caelum.

  • São estas as disponíveis
  • •Java e Orientação Objetos: PDF, ePub, mobi
  • •C# e Orientação Objetos: PDF, ePub, mobi
  • •Java para desenvolvimento Web: PDF, ePub, mobi
  • •Laboratório Java com Testes, JSF e Design Patterns: PDF, ePub, mobi
  • •Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript : PDF, ePub, mobi
  • •Desenvolvimento Web com Ruby on Rails: PDF, ePub, mobi
  • •Algoritmos e Estrutura de Dados em Java: PDF, ePub, mobi

http://www.caelum.com.br/apostilas/

Dá uma olhada

Respondendo:"Olha eu até hoje não compreendi como funciona a parceria Caelum / Alura" Alura é produto,ou outra forma de que a caelum tem de prestar seus serviços, competindo com outras plataforma de ensina a distancia, hoje há vários públicos e entre eles esta nós que prefere fazer curso a distancia, por ser mais rápido barato e etc.

Também estou com essa duvida.

Gostaria muito de entender também, uma dos motivos que me levaram a escolher a Alura é a parceria com a Caelum, visto que é uma instituição de ponta em treinamento. Agora fazendo os cursos, tenho uma certa dúvida com relação a essa parceria e a esse treinamento.

Hoje recebi email da caelum, oferecendo cursos online, que são da alura. Deduzo que a parceria exista. Syrio, o meu motivo foi o mesmo que o teu.

Na verdade não estou arrependido, acredito que o pessoal do alura esteja fazendo ajustes; pena!!! que não se manifestaram aqui...

Pois é Sidnei, lamento também que o pessoal não participe e tire as nossas dúvidas. Mas vamos aguardar mais um pouco e seguir em frente.

Oi pessoal,

Nós da Caelum criamos cursos para a plataforma online que é o Alura e também respondemos às dúvidas aqui.

Em relação ao conteúdo do curso, a ideia é que você vá fazendo os exercícios conforme vai assistindo as aulas e tirando as dúvidas sempre que necessário. Se tiver algum problema, só falar com a gente! :)

Pessoal,

A Alura e a Caelum são a mesma coisa... só que a Alura é a plataforma online de cursos da Caelum. Como disse o Flávio, a Alura é só mais um meio da Caelum fornecer seus serviços.

Em relação ao material em PDF, seria sim algo muito interessante. Mas acredito que o objetivo é que você aprenda e monte as suas próprias apostilas com as suas anotações e etc.

Caso você realmente queira o conteúdo disponibilizado pela Alura, copie todo o texto de cada aula e cole no word (por exemplo) que este já ficará formatado como no site. Mas lembrando que esse conteúdo é de uso exclusivo seu. Não pode ser vendido ou disponibilizado para terceiros.

Independente da cópia, reforço que o interessante é praticar, buscar outras fontes e fazer as suas próprias anotações. Só assim o conteúdo ensinado aqui será absorvido plenamente.

Joviane, é justamente isto que estamos fazendo aqui: falando com vocês...

Fellipe, eu sempre faço minhas anotações em qualquer curso do qual participe. Mas, normalmente, os cursos tem uma apostila, uma referência.(independente de eu anotar)

O acesso aqui é limitado (no meu caso por um ano) por isto que a gente gostaria de ter algo formal. Tu és do alura também ? (assim como a Joviane) Acredito que seja pelo teor de tua resposta

Não sou do Alura, sou tão aluno quanto você Sidnei rsrs... o meu acesso também expira em um ano :(

O que eu falei foi só o meu ponto de vista em relação ao curso. Acho sim que poderia existir uma apostila ou algo do gênero para facilitar a vida dos alunos.

Mas como não há, uma saída, como eu disse acima, é copiar o texto para o word e aproveitar a formatação.

E como eu disse também, o conhecimento só virá com a prática e com a busca de conteúdos fora do curso. Os exercícios são importantes mas não chegam nem perto do que você verá aí fora. Por isso aconselhei a fazer as suas próprias anotações e se possível seus próprios projetos.

Sidnei,

Isto acontece pelo próprio teor da assinatura, o conteúdo está disponível para você durante este período de 1 ano e você tem acesso às atualizações dos vídeos e materiais. O formato de aula de um curso online é diferente das apostilas em PDF que disponibilizamos no site, devendo ser utilizado em conjunto com os vídeos.

Aproveitando a deixa... Joviane bem que esse prazo poderia ser maior (1 ano e meio ou até dois) principalmente para quem assina para ter acesso a todas as trilhas.

Então Felippe, fique do nosso lado, rs..

solução!

Anotadas as sugestões :)

Joviane, sei disto, eu até me formei em um curso superior EAD, tenho experiência em estudo a distância. Tudo aqui começou pela nossa necessidade comum de ter referências para o futuro. Ninguém nos enganou e , felizmente, sabemos desde já, que devemos montar nosso material para pesquisas posteriores.

O meu, eu já estou montando. Por isto, inclusive, dei uma sumida do fórum.

Joviane bom dia,

O objetivo de ter uma apostila em PDF é para consultas futuras, visto que com o tempo precisamos reciclar/lembrar alguns itens, e até pq eu assinei um pacote completo de cursos que irei utilizar em minhas atividades profissionais, e lembrar e anotar de todos é complicado demais, e pode acontecer de em um ano eu não usar uma tecnologia e no futuro precisar dela, mesmo anotando e aprendendo, consultas são muito bem vindas sempre.

Acredito que gerar um pdf das aulas e execícios, seria agregador aos cursos ofertados por vocês, trazendo mais um benefício aos assinantes.

sds,

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software