1
resposta

sobre o cubo

Antes de mais nada, um agradecimento pela transcrição desse curso. Está ótima! Estou conseguindo acompanhar muito bem e está acessível. Apenas me restou uma dúvida na parte da explicação do cubo. Aliás, restaram-me duas dúvidas: Como que esse cubo é representado? Só de forma visual? Ou há uma forma não visual para entender como que essas três dimensões se crusam? Segunda dúvida: é comum, no python, usarmos pivot_table e crosstab para entendermos o valor de um determinado agrupamento em uma linha temporal. Vamos supor, anos nas colunas, produtos e vendedores nas linhas. Em um cubo com dimensão cliente, dimensão produto e dimensão empresa, como dado no exemplo, onde ficariam as datas para fazer análise de séries temporais? tks

1 resposta

Oi, Pietro! Tudo bem?

Peço desculpas por demorar a te responder.

Antes de mais nada, fico feliz que a transcrição está adequada!

O cubo é teórico - ele tem uma representação a partir de diferentes matrizes e elementos. Não é mostrado visualmente a representação, nós apenas utilizamos o modelo teórico. A partir de uma ferramenta do Business Intelligence, os campos para seleção serão mostrados com base nesse conceito.

Lembrando que uma matriz é considerada bidimensional pois ela tem dois elementos. Os dois se cruzam.

Baseando-se nisso, o conceito de cubo é multidimensional, pois além dos dois elementos se cruzarem, temos outros em que também vão se cruzar e cruzarem entre esse relação já feita.

Sobre a segunda pergunta, quando utilizamos uma tabela pivô com linhas data, colunas de algum atributo, e temos um valor target. O próprio conteúdo é o valor esperado. Na tabela, que é o caso 2D, se passamos um valor de Data e uma coluna no agrupamento, o retorno é o valor aguardado. No caso tridimensional, como o exemplo do cubo, se nós nos localizamos por uma dimensão cliente, outra dimensão produto e por último uma dimensão empresa, o valor de retorno pode ser a própria data.

Mas poderíamos permutar isso de acordo com o objetivo, por exemplo, através de um cliente, uma empresa, e uma data, observar talvez um produto.

Espero ter ajudado. Se a dúvida persistir, estou à disposição!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software