Oi, Pietro! Tudo bem?
Peço desculpas por demorar a te responder.
Antes de mais nada, fico feliz que a transcrição está adequada!
O cubo é teórico - ele tem uma representação a partir de diferentes matrizes e elementos. Não é mostrado visualmente a representação, nós apenas utilizamos o modelo teórico. A partir de uma ferramenta do Business Intelligence, os campos para seleção serão mostrados com base nesse conceito.
Lembrando que uma matriz é considerada bidimensional pois ela tem dois elementos. Os dois se cruzam.
Baseando-se nisso, o conceito de cubo é multidimensional, pois além dos dois elementos se cruzarem, temos outros em que também vão se cruzar e cruzarem entre esse relação já feita.
Sobre a segunda pergunta, quando utilizamos uma tabela pivô com linhas data, colunas de algum atributo, e temos um valor target. O próprio conteúdo é o valor esperado. Na tabela, que é o caso 2D, se passamos um valor de Data e uma coluna no agrupamento, o retorno é o valor aguardado. No caso tridimensional, como o exemplo do cubo, se nós nos localizamos por uma dimensão cliente, outra dimensão produto e por último uma dimensão empresa, o valor de retorno pode ser a própria data.
Mas poderíamos permutar isso de acordo com o objetivo, por exemplo, através de um cliente, uma empresa, e uma data, observar talvez um produto.
Espero ter ajudado. Se a dúvida persistir, estou à disposição!
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.