Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sobre o comando chown e as permissões

Na transcrição da aula 4 do curso linux II, diz:

Para adicionar a permissão de leitura, escrita ou execução somente para um certo usuário.

chown + <nome do usuário> + <arquivo ou diretório>

Entretanto, vendo no man, pelo o que entendi o objetivo de chown é alterar o owner. Não consegui adicionar permissão de leitura, escrita ou execução somente para um certo usuário, com esse comando, até porque em nenhum lugar do comando chown consigo colocar alguma permissão. Ex: r w ou x.

Se for possível, me ajudem a entender melhor como posso alterar a permissão para um usuário específico e se eu realmente consigo usar o chown com essa finalidade.

Obrigado.

4 respostas

eai Bruno , esse tutorial aqui ensina tudo que vc precisa saber segue ele que vc vai conseguir http://www.hardware.com.br/tutoriais/usuarios-grupos-permissoes/

solução!

Oi, Bruno.

O chown não vai fazer o que você quer. O nome dele é por causa de change owner, ou seja, você muda completamente o dono do arquivo, além de dizer o que um determinado grupo pode fazer com o arquivo e qualquer usuário que não seja o dono ou não esteja no grupo especificado (é a terceira coluna citada no treinamento).

Eu nunca precisei dar permissão específica para um usuário. Geralmente no linux trabalhamos com grupos. Dizemos qual grupo tem permissão naquele arquivo e adicionamos o usuário àquele grupo (um usuário pode pertencer a mais de um grupo) que ele tem permissão.

Agora, permissão específica eu nunca precisei fazer. Fiz uma pesquisa aqui na internet e encontrei essa questão aqui no Stackoverflow:

http://askubuntu.com/questions/487527/give-specific-user-permission-to-write-to-a-folder-using-w-notation

Os usuários estão falando de acl e de setfacl. Dê uma lida e pesquisada para ver se é o que quer.

Obrigado André e Arthur. Consegui solucionar minha dúvida.

Acredito que essa ideia de adicionar um usuário a um grupo com determinada permissão resolve bem. Não havia pensado nesta possibilidade.

Obrigado.

Conforme o Bruno mencionou, esta página do curso precisa ser corrigida pois está escrito:

"Para adicionar a permissão de leitura, escrita ou execução somente para um certo usuário."

chown + <nome do usuário> + <arquivo ou diretório>

O chown não serve para dar permissão a certos usuários, mas para definir qual vai ser o usuário proprietário ou o grupo do arquivo.