Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

sobre o COLAB do Google

Interessante esse software COLAB. Ele serve apenas para estudar Python, ou podemos escrever programas nele?

4 respostas

Olá, Carlos! Tudo bom?

De maneira nativa, o Google Colab é amplamente utilizado com o Python como linguagem principal, tanto que independente da linguagem do projeto, a extensão é sempre a mesma, ".ipynb", que vem de (I)nteractive (Py)thon (N)ote(b)ook.

Mas o Colab também suporta várias outras linguagens de programação, como: R, Julia, Scala, C, e outras. Mas a instalação deve ser feita através de comandos de terminal, o que torna um pouco mais trabalhoso utilizar essas outras linguagens, pois necessita de conhecimento de alguns gerenciadores de pacotes que são relacionados com sistemas operacionais Linux.

Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Bem, não sei se compreendi totalmente. Então, posso usar o COLAB para escrever programas em Python, ou somente estudar? E como é esse negócio de "instalar"? Ele não está on-line? Eu instalei algo no meu notebook para usar o colab? Por acaso, foi o Python? Sem instalar o Python, eu conseguiria usar o COLAB?

"Mas o Colab também suporta várias outras linguagens de programação, como: R, Julia, Scala, C, e outras. Mas a instalação deve ser feita através de comandos de terminal, o que torna um pouco mais trabalhoso utilizar essas outras linguagens, pois necessita de conhecimento de alguns gerenciadores de pacotes que são relacionados com sistemas operacionais Linux".

Sim, porém, sempre que reiniciar o COLAB vai ser necessário instalar tudo de novo, certo, já que se trata de uma maquina virtual em nuvem que roda linux e que é reiniciada toda vez que a sessão do usuário "cai".

solução!

Como o Rogério comentou acima, o Colab é serviço em nuvem que te dá acesso a uma máquina virtual.

Caso nós queiramos utilizar essas outras linguagens que não são instaladas nessa máquina virtual de maneira nativa, como o Python o é, nos devemos partir para um processo de instalação via terminal.

Mas todos esses processos de instalação ocorrem nessa máquina virtual hospedada na nuvem. E isso também significa que toda vez que fecharmos o navegador e voltarmos ao Colab, nós deveremos repetir o processo de instalação novamente.

Não é necessário nenhuma instalação na sua máquina local para utilizar o Colab, apenas um navegador com acesso a internet.