Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre o código do exercício e o uso de variáveis

Olá! Esse foi o código que usei para resolver o exercício proposto:

<meta charset="UTF-8">
<h1>O problema das gerações</h1>
<br>
<script>
    function pulaLinha() {
        document.write("<br>");
    }

function mostra(texto) {
        document.write(texto);
        pulaLinha();
    }

var mediaIdadeFilhoCasal = 28;
    var anoChegadaPortugueses = 1500;
    var idadeBrasil = (2020 - anoChegadaPortugueses);
    var geracaoBrasil = Math.round(idadeBrasil / mediaIdadeFilhoCasal);

mostra("Em média, um casal tem filhos aos " + mediaIdadeFilhoCasal + " anos.");
    mostra("Portugal chegou ao Brasil no ano de " + anoChegadaPortugueses + ".");
    mostra("Atualmente, no ano de 2020, o Brasil tem exatamente " + idadeBrasil + " anos desde sua descoberta pelos portugueses.");
    mostra("Logo, temos aproximadamente o total de " + (geracaoBrasil) + " gerações brasileiras descendentes de Portugal.")

</script>

Uma dúvida que ficou é a respeito das variáveis. Até que ponto o uso de variáveis melhora e facilita a legibilidade do código? Digo isso pois, no exemplo desse código, usei 4 variáveis e tentei descrevê-las de forma clara e direta, mas não sei se é considerado como boa prática, tanto a descrição quanto o número de variáveis (considerando, inclusive, que o ano de chegada de Portugal ao Brasil é um número fixo e não "variável"). Obrigado! :)

2 respostas
solução!

Olá Lucas, tudo tranquilo?

Olha, o seu foco principal nesses casos deve ser a clareza do seu código. Usar variáveis com nomes expressivos como você fez, a meu ver, é uma ótima prática, já que quem for ler seu código vai entender na hora o que cada elemento representa nele. Muito melhor que um código cheio de x e y que não diz nada pra quem lê.

Em relação à quantidade de variáveis, isso já é algo que depende de cada situação. Ao mesmo tempo que variáveis de mais podem afetar a legibilidade do seu código - já que há um grande risco de existirem variáveis desnecessárias no meio, o mesmo pode ocorrer quando evitamos o uso delas e deixamos de fora variáveis que facilitariam o entendimento do código e ajudariam a evitar mais repetição de código. Veja que nos dois extremos, colocamos em risco a legibilidade do código, portanto o ideal é continuar praticando tendo em mente que as variáveis estão lá para ajudar na clareza do seu código, portanto deve haver um equilíbrio entre os dois.

Sobre o ano da chegada dos portugueses, podemos sempre usar o const para lidar com valores imutáveis! ;)

Espero ter ajudado. Se ficou alguma dúvida é só avisar!

Bons estudos!!

Thiago, muito obrigado pela resposta!

Como estou começando do zero, é interessante trocar informações sobre boas práticas e como escrever bons códigos desde cedo. Me ajudou bastante :)

Obrigado pela disponibilidade e ajuda. Boa sorte!