Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sobre o bloco de notas do Windows

Olá, tudo bem?! Bem, já entendi que não é pra utilizar o bloco de notas do windows, entretanto fiz um teste com ele para saber o que acontecia. Apareceu a opção para salvar como "UTF-8", e "UTF-8" com BOM (algo assim). Tentei salvar .html mas não consegui. Fiz o mesmo com o Sublime, como indicado e deu tudo certo.

Pergunta: O que é esse "UTF-8 com BOM" e Por que o programa não permite salvar o arquivo como .html, somente como .txt?!

Obrigada.

4 respostas
solução!

Olá Bruna, não existe de fato uma diferença assim com este "UTF-8 com BOM", ele significa Byte Order Mark (BOM) e é apenas o "UTF-8" codificado com os bytes EF BB BF. Na programação geralmente é recomendado utilizar apenas o "UTF-8".

E sobre o Windows, por padrão o seu editor de texto (Bloco de Notas) não lê nem salva arquivos em .html (diferente do sistema Linux e Mac) então você acaba precisando baixar um programa, como o Sublime que citou.

Olá Bruna,

Como o Leonardo falou o BOM são caracteres extras colocados no início do arquivo, o recomendado em programação é sempre evitar salvar arquivos com o BOM.

E você pode sim salvar arquivos como .html utilizando o bloco de notas, é só selecionar em Tipo a opção Todos os arquivos (*.*) e no nome do arquivo você pode colocar a extensão que quiser, como .html por exemplo:

Isso é algo que dificilmente você vai utilizar já que normalmente estará trabalhando com um editor como o sublime, mas é sempre bom saber.

Oi Lucas, obrigada pela resposta. Mas gostaria de explicar que eu fiz isso que você disse e, mesmo assim, não consegui salvar. O aplicativo não permite, por isso perguntei...

Oi Leonardo, obrigada por explicar novamente, mas como já disse, quando tentei salvar com o bloco de notas, depois de escolher *.* eu escrevi .html no nome do arquivo, mas ele não permitia o salvamento...

Atualização: Fiz mais um teste e deu certo... ┐( ∵ )┌

Obrigada aos dois pelas respostas!

Bruna, eu também realizei o teste e como o Lucas falou é possível salvar arquivos em html pelo bloco de notas padrão do Windows (nem eu sabia dessa possiblidade já que sempre optei por programas de editor de texto).

Se você quer tanto realizar o teste, passo a passo, crie um arquivo de texto na área de trabalho com o bloco de notas, abra-o e digite qualquer coisa nele para o teste, depois no canto esquerdo superior vá em Arquivo> Salvar Como...

Nomeie o seu arquivo, e tente criar o costume de usar convenção da programação (sem pontuação, letras minúsculas, utilizar o caractere underline _ no lugar do espaço) mesmo que não seja necessário em todos os casos, após digitar o nome coloque o .html no final da escrita.

No tipo do arquivo selecione Todos os arquivos como o print acima, e depois salve. Este arquivo que originalmente .txt será convertido em um novo arquivo e salvo em .html no local que desejou.

Você pode até conseguir editar e salvar arquivos em .html neste editor do Windows, mas ainda é altamente recomendado usar um programa de texto como o Notepad++ ou Sublime, que foram devidamente desenvolvidos para esse tipo de trabalho. Um dos grandes problemas disso é o fato do bloco de notas não exibir a numeração das linhas, dificultando a clareza e identificação de erros.