Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sobre o atributo "required" do HTML

Ao invés de fazer todas essas checagens sobre os campos vazios utilizando o JavaScript, não seria melhor utilizar o atributo "required" nos inputs do formulário para obrigar o usuário preencher todas as entradas de dados ? Acho que isso poderia economizar algumas linhas de código :)

1 resposta
solução!

Olá Roberto, tudo bem?

Essa foi uma dúvida que eu também fiquei há um tempo atrás.

Colocar o atributo required funciona para que o usuário não envie o formulário sem algum campo preenchido.

Ao estuda sobre back-end, e sobre segurança do banco de dados eu descobri que existe um risco de apenas o usar o required no HTML.

O usuário pode remover esse atributo através do console do navegador. Você pode inclusive fazer o teste no seu formulário, tirando os atributos manualmente e enviando, ai você vai perceber que o navegador envia o formulário.

Isso é um risco para a segurança do seu sistema, visto que o usuário mal intencionado pode enviar códigos maliciosos, ou os chamados SQL injection.

Apesar de mais trabalhoso aprendi que essa é a forma correta, que é o que as grandes empresas fazem.

Espero ter ajudado. Forte abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software