Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Sobre o andamento dessa atividade...

O andamento do curso estava andando linear, bem didático. Então surgiram nas atividades questões e exercícios que não foram mostradas no vídeo, Pra quem tem conhecimento zero no assunto, eu por exemplo, fica desestimulante porque pontas do conteúdo ficaram soltas. Tive que pular tópicos do meu projeto por não entender algumas coisas e não fazer relação com a aula.

Pra quem começa do nada e precisa orientações em todos os tópicos que envolvem desenvolvimento, fica mesmo muito brochante. Pensem como alunos não como desenvolvedores.

Abs.

3 respostas

Oi Juliano, tudo bem? Desculpa, mas em que ponto específico você teve dúvidas ou problemas? Expõe pra gente que questões e exercícios te geraram esse desânimo pra gente poder te ajudar de forma mais efetiva.

  • Atividade: melhorando o visual: não foi explicado no vídeo.

  • Tag aside e valor inherit tbm não foram explicados no vídeo.

  • "O link a, neste caso, vai obrigatoriamente pegar a cor do pai dele, o li, que já pega normalmente a cor do pai dele, o ul, que é rosa". Não entendi também.

  • Esse " Precisamos dar um estilo para as recomendações, o menu de navegação lateral e o rodapé. Além disso, precisamos garantir que apenas o título da página tenha o fundo roxo." também tá lá jogado, mas como faz? Não quero copiar o código e colocar no meu projeto, quero entender como funciona e os porques.

solução!

Oi Juliano, então, a intensão dos exercícios não é só explicar o que está descrito nos vídeos. Algumas vezes o instrutor e até mesmo outros editores de conteúdo adicionam conteúdos extras que acham relevante mas que podem não ter sido percebidos durante a criação e gravação do curso.

Outros exercícios são de aprofundamento e e até mesmo ampliação da cobertura do conteúdo estudado. Contudo, apesar de extra, o conteúdo não visto em vídeo é equivalentemente explicado em texto e em caso de dúvidas, sempre temos o fórum como canal principal para solução de tais questões.

Os exercícios possuem essa característica de não ficarem apenas no que foi explicado no vídeo. Eles podem ir além.

Acho que isso explica os dois primeiros pontos. Vamos para os dois últimos?

  • No CSS tudo acontece em cascata, o que quer dizer isso? Quando você define a cor em um elemento, o elemento filho dele também herda essa característica. Por exemplo, se definirmos a propriedade color com o valor blue no elemento body, todos os textos da página serão azul. Isso por que o body é o elemento que inicia o corpo da página, todos os elementos dentro dele, herdam características dele. Temos exceções aqui, mas esse é o funcionamento básico. Isso explica o terceiro ponto?

  • Neste ponto, o instrutor já ensinou as propriedades básicas de CSS e como elas se relacionam com o HTML. É um exercício de aplicação prática do que você aprender. Os valores que não eram conhecidos como cores por exemplo, estão disponíveis no exercício. As instruções estão lá descrevendo o que você precisa fazer, o como, você aprendeu antes. A expectativa aqui é que você já consiga escrever o CSS requerido com algumas poucas orientações. As orientações estão logo abaixo do enunciado. Elas são:

    Faça, então, as alterações necessárias para que:

    • As citações tenham um fundo com a cor #D9E5E3.
    • Apenas o título principal da página tenha o fundo roxo.
    • O menu de navegação tenha a cor de fundo #3C1D3D e a cor de texto #F2FFFC.
    • O footer tenha a cor de fundo preta e a cor de texto igual ao texto do menu de navegação.

Entendo que as vezes fica a pergunta: "Como eu faço isso". Mas o como você viu antes dessa aula, você vai escrever o CSS que aplica essas alterações visuais na página e você já viu como se escreve CSS e o nome das propriedades necessárias.

As vezes a gente fica preso por que acha que precisa escrever exatamente como está no vídeo ou como está nas respostas do exercício, mas isso não é inteiramente verdade, você pode escrever um código diferente e chegar no mesmo resultado. Aqui no fórum temos vários exemplos de alunos que fizeram diferente e o resultado foi o mesmo. Isso é mais do que normal, acredite!