Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sobre o AJAX

Olá amigos(as) do fórum, boa tarde!

Gostaria de dicas, de como implementar o AJAX, nesses carregamentos instantâneos.

Tenho seguinte cenário:

• Um banco de dados com alguns registros.
  • Um código em PHP, com HTML e algumas classes em BOOTSTRAP, que retorna esses dados numa tabela.

Minha dúvida, como fazer, no ato de inserir um novo registro, seja via PHPMYADMIN ou por um formulário de cadastro.

A tabela automaticamente atualizar com este novo registro.

Obrigado a todos, que puderem me auxiliar...

4 respostas

Olá, Edynilson.

Se eu entendi bem, você já tem um formulário, além de acesso pelo phpMyAdmin.

Daí, você quer atualizar a tabela sempre que tiver um novo cadastro, sem precisar recarregar a tela do navegador. É isso mesmo?

Boa tarde Alexandre!

Daí, você quer atualizar a tabela sempre que tiver um novo cadastro, sem precisar recarregar a tela do navegador. É isso mesmo?

Exato, pois em alguns exemplos, que encontro, pessoal faz algumas gambiarras.

Tipo cria uma função, que recarrega a página, ou até um header location após alguns segundos, ou outra alternativa no HTML, usam aquele http equiv.

Que por sinal, não me agradaram muito... rsrs'

Seria, tipo aquela abordagem do GMAIL. Ao chegar um novo e-mail, ele dar refresh automático.

Antigamente o hotmail, ao chegar novo e-mail não atualizava sozinho, apenas no refresh manual.

solução!

Entendi, Edynilson!

Você tem duas abordagens possíveis:

• Chamada AJAX em um setTimeout: de tempos em tempos, o JS chama o servidor via AJAX buscando os novos dados. É o que chamamos de Polling.
  • Usar WebSockets: não é a mesma coisa que chamada AJAX. O navegador abre uma conexão (WebSocker) com o Servidor. O servidor, quando ocorrer algo novo, escreve nesse WebSocket e

Tratamos de AJAX na Aula 9 do curso de JavaScript.

Tratamos de WebSockets na Aula 8 do curso de NodeJS.

Ah, só uma coisa: recomendo fazer os cursos por completo! Senão, fica difícil de entender!

Obrigado Alexandre, irei fazer os 2 cursos!