0
respostas

Sobre não ter visto ainda certos comandos

Olá, bom dia.

Prezados,

Desde sempre percebo que a plataforma apresenta uns casos recorrentes: em alguns momentos, são solicitadas respostas em exercícios que envolvem métodos ou funções que ainda não foram apresentados aos alunos. E isso não é apenas nesse curso.
Entendo que a pesquisa faz parte do processo de aprendizagem e contribui para a ampliação do conhecimento. No entanto, ao meu ver, esse desenvolvimento já deveria estar contemplado dentro do próprio curso de forma progressiva. Sendo assim, acredito que não seja ideal "exigir que o aluno busque conteúdos externos" enquanto ainda está em fase de aprendizado dentro da plataforma.
Na minha opinião, a busca por informações adicionais poderia ser incentivada após a conclusão do conteúdo principal, ou por meio de desafios finais que utilizem funções ainda não abordadas nas aulas.

É apenas uma sugestão, e abaixo citarei um exemplo para ilustrar melhor esse ponto.

"SELECT produto_id, AVG(preco_venda) AS preco_medio
FROM vendas
WHERE data_venda BETWEEN DATE_SUB(CURDATE(), INTERVAL 1 YEAR) AND CURDATE()
GROUP BY produto_id;"

Até o presente momento, para conseguir responder corretamente a essa questão, que foi possível para mim devido à minha experiência prévia em SQL, seria necessário já ter sido apresentado ao funcionamento de recursos como BETWEEN, DATE_SUB e CURDATE(), por exemplo.

A minha intenção é deixar apenas uma crítica construtiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da experiência de aprendizado dentro da plataforma de ensino e falo isso, porque esses em vídeo aulas ainda não vimos esses comandos.

Abraços!