1
resposta

Sobre Metodologias parte 1

Então eu posso utilizar o SPIN junto com o Solution?

1 resposta

Olá, Mariana!

Sim, é possível combinar as abordagens Spin Selling e Solution Selling em suas estratégias de vendas. Ambas as metodologias têm suas forças e podem complementar uma à outra, ajudando você a ser mais eficiente e eficaz ao abordar clientes potenciais e fechar negócios.

O SPIN Selling é baseado em fazer perguntas específicas para que o vendedor se posicione como uma referência ao cliente. Ele busca fazer com que o cliente perceba que tem um problema e, a partir disso, ajudá-lo a identificar a melhor solução. As perguntas do SPIN Selling são divididas em quatro tipos: situação, problema, implicação e necessidade.

Já o Solution Selling foca na solução do problema, não no produto em si. Ele busca mostrar o valor da solução e como ela pode agregar para o cliente, destacando que o custo do produto não é o problema, mas sim o valor que ele traz. O Solution Selling possui oito passos, que incluem prospectar o cliente, diagnosticar as necessidades, desenvolver uma solução potencial, estabelecer o valor, negociar acesso aos tomadores de decisão e comprovar a eficácia da solução.

Ambas as metodologias são complementares e podem agregar muito valor à sua atuação como vendedora consultiva.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software