Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Sobre javaScript e jQuery

Bom dia, sabendo que hojê em dia existe milhares de biblioteca que ajuda o desenvolvedor fazer seus programas como primefaces bootstrap entre outras... JavaScript acaba sendo nem usado para validações, então porque essa linguagem vem crescendo a cada dia mais? E jQuery é a mesmo situação né? O porque apreender sendo que tem biblioteca que facilita muito a vida?

5 respostas

Oi Alisson, tudo bem?

A base de todos esses frameworks e libraries é o JS.

Uma hora ou outra acabamos batendo em alguma limitacao dessa galera (jQuery por exemplo) e temos que fazer codigo do 0.

Recomendo fazer as carreiras de dev JS aqui da Alura, e depois ir para jQuery e os outros. Mesmo o jQuery venha sendo muito utilizado ainda atualmente, ele é JS no fim das contas, e saber JS puro de verdade é um diferencial no mercado de front-end.

Ah, sem contar o uso do JS no lado do server com o Node. Acho que ele ajudou a aumentar mais ainda a fama do JS.

Espero ter ajudado,

Abcs!

Natan beleza? Por exemplo uso o primefaces correto? Sei que tem poucas limitações de stylizar, e também tem varios componentes que valida pra mim sem usar JS, mesmo assim você aconselha apreender JS? Node ai ja ouvir falar, vale a pena dar uma olhada nos curso? Estou fazendo esse curso aqui e depois vou dar continuada no jQuery.

https://cursos.alura.com.br/course/javascript-programando-na-linguagem-web/task/25076

Fiz quase todos os cursos de java, ai eu começei um curso para java web e me encantei com frameworks e librarias, e agora tenho uma "CERTA" dificuldade em usar JS, porque no primefaces tem como fazer quase todas as validações necessarias, e quando não tem como, faço no metodo mesmo no meu BEAN em java. Mais sinto que to pulando algo para meu apreendizado e estou querendo ver como é verdadeiramente por de baixo dos panos sem framework, vale a pena?

solução!

Oi Alisson,

Depende muito do seu objetivo profisional.

Se voce almeja uma vaga de Full Stack Developer, saber JS é indispensavel. Eu diria que JS e junto com HTML e CSS.

Agora mirando em vagas de dev exclusivamente, ficar com os FW é ok na minha cabeca.

Se quer dar uma olhada pra ver como funciona atras das cortinas, recomendo pegar as carreiras de JS sim! Mesmo pq conhecimento nunca é demais em nossas areas.

Abcs!

Natam obrigado, alguma coisa eu devo pegar vendo esses cursos né? vlw vlw

Imagina, Alisson.

Precisando só falar.

E sim, no minimo que voce vai fazer é aprender algo novo.

Abcs abcs!