Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre Instituições - IIBA

No vídeo da aulas sobre certificações e instituições não havia oportunidade de sugerir isso então resolvi abrir esse tópico.

Estou migrando de mercado e acabei de obter a CSPO e continuo estudando muito e pesquisando muito sobre isso. Acho que pode ser um adendo interessante falar sobre a IIBA (International Institute of Business Analysis) pois vejo que muitos analistas de negócios assumirem o papel de PO e vi que o BABok é bem complementar ao PMBok, enfim, fica a sugestão e se alguém tem conhecimento sobre o IIBA e suas certificações e quiser compartilhar, será um prazer aprender mais com o pessoal do fórum :)

2 respostas
solução!

Olá Raphael,

Bem interessante mesmo a IIBA, o problema de colocar como sugestão é causar confusão entre os temas, mas como sugestão acho perfeito. Muitas pessoas tem dúvidas sobre como se posicionar em Scrum sendo um PMO ou um Gerente de Projetos(GP). Na minha opinião não existe um certo ou errado acho que é mais questão de adaptação, claro que se você trabalha com análise de risco ou análise do projeto, você vai se identificar melhor como PO.

Não digo que é o seu caso, mas vemos diversas pessoas que acham que entenderam o Scrum e já saem aplicando misturando todos os conceitos e depois se der errado coloca a culpa no Scrum.

Resumindo é interessante a comparação, mas se lembre que são metodologias diferentes, e antes de sair misturando os conceitos entenda como cada um funciona e depois tente implementar os conceitos juntos. Apesar de terem diversos aspectos em comum, cada um tem o seu objetivo.

Sobre a certificação BABook, não conheço tanto, mas é bem parecida com a PMBook certo? São necessárias horas de experiência, porém não precisam ser na área de BA, apenas de desenvolvimento de projetos, isso para as certificações mais básicas.

Não conheço ninguém que tenha a certificação então não posso dar tantas informações, em geral vejo as pessoas se preocupando mais com a certificação PMBook por ser mais reconhecida, e na área de agilidade tirar a da Scrum Alliance (CSM) ou da Scrum Org (PSM).

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software