Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre imputar os dados

Boa noite. Eu fiquei um tanto confuso. No exemplo da aula, o professor não quis colocar o dados mais frequentes "mes a mes" no método .fillna(), mas nessa parte aqui, é sugerido que é uma boa prática adicionar a moda. Poderia me ajudar a entender quando podemos imputar valores estatísticos aos valores nulos?

2 respostas
solução!

Bom dia! Claro,

A decisão de como tratar valores nulos (também conhecidos como valores ausentes ou missing values) depende muito do contexto do seu conjunto de dados e dos objetivos da análise que você está realizando. Existem várias abordagens possíveis para lidar com valores nulos, e a escolha entre elas pode afetar os resultados das análises subsequentes.

Aqui estão algumas situações em que imputar valores estatísticos, como a moda, pode ser apropriado:

  1. Distribuição dos Valores: Se a distribuição dos valores no atributo é assimétrica ou possui uma moda clara (valor mais frequente), imputar a moda pode ser uma maneira razoável de preencher os valores nulos. Isso é especialmente válido quando a variável é categórica.

  2. Método de Imputação Simples: Se você está buscando uma abordagem simples e rápida para tratar os valores nulos, a imputação da moda pode ser uma opção adequada, principalmente para variáveis categóricas.

  3. Preservação da Distribuição: Imputar a moda pode ajudar a preservar a distribuição dos dados, o que é importante quando se pretende manter a estrutura do conjunto de dados original.

  4. Influência Mínima: Se você acredita que os valores nulos têm influência mínima nos resultados ou análises subsequentes, preenchê-los com a moda pode ser uma escolha sensata.

Por outro lado, existem situações em que a imputação de valores estatísticos pode não ser a melhor escolha:

  1. Impacto nos Resultados: Se os valores nulos têm o potencial de impactar significativamente os resultados da sua análise, a imputação de valores estatísticos pode distorcer os resultados finais.

  2. Perda de Informação: A imputação de valores estatísticos pode levar à perda de informações valiosas presentes nos dados originais. Essa perda de informações pode ser prejudicial em análises mais complexas.

  3. Variabilidade Não Considerada: A imputação da moda assume que os valores ausentes são semelhantes aos valores mais frequentes, o que pode não ser verdade em todos os casos. Isso pode introduzir um viés nos dados.

  4. Dados de Séries Temporais: Em dados de séries temporais, é importante considerar métodos de imputação que levem em conta a ordem temporal dos dados, como interpolação linear ou métodos baseados em tendências sazonais.

Em resumo, a imputação de valores estatísticos, como a moda, para preencher valores nulos pode ser uma abordagem adequada em certos casos, especialmente quando os valores nulos não têm um impacto significativo nos resultados finais e a distribuição dos dados deve ser preservada. No entanto, é fundamental avaliar o contexto dos seus dados, os objetivos da análise e considerar as possíveis consequências antes de tomar uma decisão. Em alguns casos, outras abordagens de imputação mais avançadas podem ser mais apropriadas.

Adorei o comentário. Tudo no mundo de dados depende, ne? Acho que é por isso que eu amo tanto. Enfim, mas seria legal ter observado isso no artigo. Deixaria ele mais rico.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software