Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre Image Replacement

Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de saber o porque de usar a técnica de Image Replacement, quais as vantagens, pois no vídeo não consegui entender muito bem o por que do uso dela!

2 respostas

José, bom dia!

O Image Replacement pode usada em um cabeçalho, por exemplo: O nome da marca da sua empresa, se você não quiser o texto puro e sim mostrar o logo você usa essa técnica você adiciona o <h1> no seu elemento (Por que ele é o título da sua página) porém você não quer o texto daquele jeito mas sim a identidade visual da sua empresa. Então você usa essa técnica para agregar valor semântico a sua página. Assim algumas ferramentas de pesquisa como o GOOGLE entendem que aquilo é algo importante dentro do contexto da página.

Exemplo de uso: Image Replacement

solução!

Consideremos o seguinte:

  • O HTML descreve o conteúdo da página.
  • O CSS descreve o estilo (formatação, visual, cores, fontes, imagens decorativas) da página.

Dentre as vantagens dessa separação, cito:

  • Facilita a mudança do estilo (CSS) sem interferir no conteúdo em si; dependendo, por exemplo, de fatores como tamanho da tela, acuidade visual do usuário, etc.
  • Permite que motores de busca -- como Google e Bing -- possam indexar o conteúdo sem que os estilos atrapalhem.

Sendo capazes de perceber essas vantagens, é só usarmos isso para decidir se usaremos image replacement ou não. Basicamente, devemos nos perguntar: "A imagem que estou inserindo faz parte do conteúdo ou é apenas decorativa?"

Se a imagem faz parte do conteúdo --p. ex.: um diagrama que mostra o crescimento dos lucros ou das ações, ou mesmo o logotipo da empresa¹ -- ela deve ser colocada no HTML. Mas se a imagem é apenas decorativa, você deve usar image replacement e inserí-la no CSS -- é o caso dos ícones das redes sociais, por exemplo.

¹ Para esclarecer: seguindo a opinião do curso, a imagem do logotipo deve ficar no HTML, pois faz parte do conteúdo. Ou seja, nós queremos que aquela imagem seja indexada pelos motores de busca (para que achem nosso logotipo e, com ele, nosso site). Assim, não devemos usar image replacement para o logotipo. Sobre isso, vide o exercício do Cap. 9.