1
resposta

Sobre funções

Sobre funções eu tive que revisar bem as aulas anteriores pois tive algumas dificuldades em fazer uma funçaõ que calcula o IMC por exemplo. Mas acredito que tive uma certa dificuldade por conta que começou a envolver matemática no meio, dai eu me confundi um pouco sobre como começar os desafios de função

1 resposta

Oii, Leonardo!

Olha, é totalmente normal ter que revisar as aulas anteriores quando começamos a lidar com funções, ainda mais quando entra matemática na jogada. Isso faz parte do processo de aprendizagem, e é ótimo que você percebeu onde estava a sua dificuldade. Esse tipo de autoanálise mostra que você tá realmente comprometido em aprender.

Quando começamos a trabalhar com funções, é como aprender a montar pequenas "máquinas" no código, e às vezes o que confunde não é só a lógica da função em si, mas o que ela precisa receber (os parâmetros) e o que ela devolve (o retorno). Quando somamos isso à matemática do IMC, por exemplo, é normal bater aquela dúvida: "por onde eu começo mesmo?"

Se te ajuda, uma boa dica é começar escrevendo em palavras o que a função precisa fazer, como se você estivesse explicando pra alguém. Depois, você vai traduzindo isso aos poucos para código. Algo assim:

1. A função precisa receber peso e altura.
  2. Precisa calcular o IMC (peso dividido pela altura ao quadrado).
  3. Precisa retornar o resultado.

Transformar isso em código fica melhor depois desse passo a passo.

Continue assim, revisando com calma e respeitando seu ritmo. A programação é mesmo uma mistura de lógica, paciência e prática. E errar, revisar e tentar de novo faz parte do caminho de todo mundo. Você está indo bem!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!