Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sobre Função com parâmetro

Fala galera tudo certo? Fiquei com dúvida a respeito da função com parâmetro. Por que devemos em alguns casos passar um parâmetro para ela?

1 resposta
solução!

Oii Antonio, tudo bem?

Os parâmetros são um recurso/opção de uma função, como você mesmo disse, as vezes podemos usar deste recursos e as vezes não é necessário.

No caso do MIDI, primeiramente criamos uma função sem parâmetro a tocaSomPom para reproduzir o som do instrumento Pom. Só que com essa mesma lógica, para reproduzir o som dos outros instrumentos, teríamos que criar uma função para cada instrumento, mudando apenas um único detalhe que seria o seletor da tag audio de cada som.

Portanto para evitar repetição de código, ou seja, criar 9 funções quase iguais, criamos uma função mais genérica a tocaSom, que irá receber um parâmetro, que conterá a informação de qual é o som a ser executado.

Então os parâmetros ajudam uma função a ter uma funcionalidade mais diversificada de acordo com o valor desse parâmetro. Novamente, parâmetros, na hora de criarmos uma função é uma opção nossa declarar ou de acordo com a necessidade de uso da função. Se for usar uma função pronta do JavaScript ou de alguma biblioteca de código JavaScript, temos que verificar se ela tem a obrigação de usar um parâmetro ou se pode ser usada sem um parâmetro.

Será que agora deu pra entender um pouco melhor?

abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software