3
respostas

Sobre Fontes Licenciadas

Olá, tudo bem? Gostaria de saber como faço para usar uma Fonte Licenciada. Comprei a licença de uma fonte e gostaria de usar no meu projeto!

Desde já, agradeço.

3 respostas

Fala, Matheus! Tudo bom sim, e com você?

Onde você comprou essa licença pra fonte? Dá uma olhada se não te passaram o código css da fonte, ou se tem algum arquivo que te disponibilizaram.

Abraços!

Olá Iury, coisa boa, estou bem também! Então, foi me enviado esses dois arquivos aqui, consigo usar eles no meu projeto?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fala, Matheus!

Eu dei uma pesquisada aqui, e consegue sim. Você precisa colocar essas fontes no mesmo diretório que o seu arquivo HTML e CSS. Então vamos supor que você salve elas em um diretório chamado "fontes", certo. Pra usar elas então, você precisa fazer o seguinte código:

@font-face{
    font-family: 'Hisquins';
    src: url('fontes/Hisquins.otf') format
    ('opentype'), url('fontes/Hisquins.ttf') format
    ('truetype');
    font-weight: normal;
    font-style: normal;
}

Explicando por partes:

@font-face -> É um operador que se usa pra definir uma fonte customizada.

font-family -> É o nome que você está atribuindo para a fonte, nesse caso, 'Hisquins'.

src -> Aqui nós temos o parâmetro de url, onde vai ser definido o caminho onde está o arquivo da fonte, e o format, que especifica qual o formato de arquivo que está sendo passado. Esses formatos são diferenciados porque alguns funcionam melhor com outros navegadores, e os formatos que estão sendo passados nesse caso opentype (otf) truetype (ttf), os dois mais comuns. Aqui, estão sendo passados os dois formatos justamente por causa dessa questão de que alguns funcionam melhor em determinados navegadores do que outros.

font-weight e font-style -> Define o padrão que você quer que a fonte tenha e como ela funciona melhor.

Depois, pra fazer a atribuição da fonte em algum elemento, é só usar a propriedade font-family: 'Hisquins', como é feito normalmente.

Pelo que pesquisei, foi isso que eu entendi, e espero que tenha ajudado.

Abraços!