2
respostas

Sobre encapissulamento

Olá amigos, boa noite. Estou no capitulo de encapissulamento no módulo 2 do curso c#. Vocês poderiam me tirar uma duvida? Encapissulamento seria proteger as variáveis e usar métodos, envez de auterar a classe por fora, correto? Ou seria somente usar métodos, e o ato de proteger as variáveis não entra como encapissulamento?

2 respostas

Em programação orientada a objetos, encapsular significa juntar o programa em partes, o mais isoladas possível. A ideia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Encapsulamento

O encapsulamento não se refere somente as variaveis, ele se refere também a isolar as regras de negócio.

No caso dos exemplos dos cursos de C# e Java, eles giram em torno do sistema de criar contas bancárias.

Perceba que nestes exemplos, o programador que for utilizar as classes de conta bancária não precisa saber como funciona a lógica de sacar ou depositar. Ele apenas tem um método onde ele informa o valor. A forma como o processo funciona fica encapsulado na classe, ou seja, ela existe em apenas 1 lugar da aplicação, o que facilita a manutenção.

No caso das variáveis (propriedades), você pode querer deixar as variáveis restritas (seja com private ou protected), mas, você pode querer ter o acesso apenas para consulta, como por exemplo seria o caso da variavel saldo. Você não quer que ela seja alterada sem primeiro passar pelos métodos de saca ou deposita (ou seja, ela não vai ter um setter), mas, você quer poder puxar o valor atual do saldo, neste caso precisaria apenas de um getter.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software