Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre Direitos Autorais

Olá!

Tenho uma dúvida sobre Direitos Autorais. Onde devo creditar os elementos usados na edição? No fim do vídeo? Na descrição do site postado? Preciso passar os créditos para o cliente? Isso não foi explicado durante os cursos que fiz, então agradeço se puderem me esclarecer essa informação.

Uma outra coisa. Em alguns Creative Commons, alguns elementos não podem ser alterados, mas o que seria essas alterações? Não posso colorir a imagem por exemplo? Não posso usar efeitos de transformação? Se puderem me informar isso também agradeço.

Obrigado!

2 respostas
solução!

Olá, Matheus! Como está?

Sobre a questão de onde creditar os elementos usados na edição, isso pode variar dependendo do tipo de licença que você está utilizando. Geralmente, para conteúdos licenciados sob Creative Commons, é comum colocar os créditos no final do vídeo e/ou na descrição do site onde o conteúdo está postado. Isso garante que você está cumprindo com os requisitos de atribuição da licença. Quanto a passar os créditos para o cliente, isso também depende do acordo que você tem com ele. Se o cliente está ciente do uso de materiais licenciados, pode ser importante informá-lo sobre os créditos necessários.

Em relação às restrições de alterações em alguns Creative Commons, isso geralmente se refere a licenças que incluem a cláusula "NoDerivs" (ND), que não permite a criação de obras derivadas. Isso significa que você não pode modificar a obra original, o que incluiria alterações como colorir a imagem ou aplicar efeitos de transformação. Se a licença for "ShareAlike" (SA) ou "NonCommercial" (NC), você pode fazer alterações, mas precisará seguir as condições específicas dessas licenças, como compartilhar com a mesma licença ou não usar para fins comerciais, certo?

Espero ter ajudado e qualquer dúvida ou pergunta estou aqui!

Até breve!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Ok, entendi.

Agradeço pela ajuda!