2
respostas

Sobre demissão e indicação

Olá,

Gostaria de saber qual seria a postura correta na dica 5, onde Ricardo demitido o colega mas ficou em dúvida quanto a carta de indicação. gostaria de uma resposta mais direta, sem deixar o critério de cada um.

2 respostas

Na minha opinião ele não possui informações suficientes sobre o motivo real do colega ter apresentado baixo desempenho (causando a demissão), dessa forma eu tambem não ficaria a vontade para indicá-lo a alguma vaga. Sob uma outra ótica, caso fosse algo claro para Ricardo, como o baixo desempenho pois o colega gostaria de atuar em outra área: isso deixa margem para que sabendo da capacidade dele, pudesse o indicar para uma vaga onde ele teria satisfação em atuar e desempenhar um bom trabalho.

O que você acha Sandro?

Olá Sandro!

No que tange o comportamento humano, não há como traçar uma definição tão objetiva como você solicitar.

No exemplo especifico, pense comigo, o colaborador pode ter baixo rendimento por ter um FIT Cultural divergente desta empresa, e neste caso mesmo exercendo a mesma função em outra empresa poderia apresentar resultados bem melhores.

Na busca da nova colocação ele pode se deparar com um processo de contração que exija uma carta de recomendação do emprego anterior. Você ficaria bem consigo mesmo ao perceber que além de demitir alguém (e até aqui, ok, faz parte) você está privando-o de um recomeço?

Por prática pessoal, ao longo das minhas experiências em gestão, eu uso três regras gerias (mas ainda cabe um revisão de caso a caso):

Colaborador demitido por justa causa -> Não irei fornecer carta de recomendação. Caso o novo recrutador entre em contato direto comigo eu diria: "Prefiro não comentar sobre o desempenho ou circunstâncias de desligamento desta pessoa"; todo RH entende essa mensagem.

Colaborador demitido sem justa causa (Decisão estratégica da empresa) -> Ofereço a carta de recomendação e cito nela as principais competências da pessoa. Se um recrutador me ligar, irei explicar a circunstância do desligamento e elogiar o colaborador.

Colaborador demitido sem justa causa (Desídia) -> Ofereço uma carta de recomendação com texto clichê: "Não há nada que desabone a conduta desta pessoa". Em contato direto diria algo semelhante.