Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Sobre comando no auto-summary

Olá, Rafael e colegas!

Infelizmente, fechei o tópico antes de ver o aquivo pkt inteiramente. Eu tive problemas sérios com a versão do arquivo que vc me enviou e o meu CPT. Embora, eu tenha aberto numa versão superior, o CPT 7 não engoliu muito bem o arquivo, alguns PCs não conectaram e tudo estava parado, além do probleminha chato de parar de funcionar. De qualquer forma, eu fui ler a respeito sobre o comando no auto-summary. Achei em alguns fóruns o que vc havia apontado.

O problema foi na prática: 1- Eu abri o Roteador 1 e entrei no configure terminal 2- > router rip 3-> no auto-summary 4- > end 5->exit 6-> write

Fiz isto nos dois roteadores, mas continua o mesmo dilema. Cheguei a matar todas as redes lógicamente no rip e escrevi todas, e, repeti a rotina 1 a 6, nos dois roteadores... Agradeço a ajuda anterior, fiquei muito impressionado com sua dedicação e atenção. No momento, gostaria de saber, passo a passo como vc deu um fix neste caso. Não é possível este problema tão simples me derrubar. O problema maior é não haver um diário (log de ações neste terminal (quais comandos foram implementador - quando?- em qual ordem?, como fazem auditoria em equipamento?) Prometo não fechar o tópico até a gente ver isto, ok? ; )

Abraços ;

Obs- Não precisa responder num domingo. Não quero me sentir novamente culpado em estragar seu final de semana.

7 respostas

Olá Mário, tudo bem?

Sem problema, sempre que precisar estaremos aqui, no caso o que eu fiz foi remover a divulgação das redes do protocolo RIP nos dois roteadores, fiz isso com o comando no router rip.

Uma vez que a divulgação das redes pelo protocolo RIP foi parada, criei uma nova configuração do protocolo RIP:

router rip
version 2
no auto-summary
network [redes que estão diretamente conectadas com o roteador]

Usei a versão 6.3 do Packet Tracer, acho que por isso que talvez não tenha funcionado na versão 6.2, vc conseguiria instalar a versão 6.3 para fazer o teste com o arquivo que passei? Se naõ der certo, eu tento instalar a versão 6.2 e fazer a configuração por lá.

Abs

Como o arquivo não explicita qual a versão que foi gerado, eu havia instalado uma versão 7 para 64 bits. Como dava pau eu tive que restaurar o windows para um ponto anterior e desfazer a instalação.

Pelo o que eu entendi, vc começa a instrução com Eu mato as declarações nos dois roteadores com no router rip e depois:

router rip (Este version 2 é outro comando, ou argumento do router rip?) no auto-summary (é antes de declarar as redes sob o roteador?) Acho que coloquei a versão que estava usando no outro tópico 6.2.000 alguma coisa. Irei arrumar algumas coisas que ficaram pendentes na restauração (foi muito lá atras) e tentarei fazer aqui. Trarei uma devolutiva para vc em breve. Abraços!!!! : )

Há um ser sobrenatural aqui....kkk

RTCIDI2#configure terminal Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z. RTCIDI2(config)#no route rip RTCIDI2(config)#route rip RTCIDI2(config-router)#version 2 RTCIDI2(config-router)#no au RTCIDI2(config-router)#no auto-summary RTCIDI2(config-router)#network 190.168.0.0 RTCIDI2(config-router)#network 189.168.0.0 RTCIDI2(config-router)#network 10.0.0.0 RTCIDI2(config-router)#end RTCIDI2# %SYS-5-CONFIG_I: Configured from console by console write Building configuration... [OK]

Mas....

RTCIDI2#show ip route

Codes: C - connected, S - static, I - IGRP, R - RIP, M - mobile, B - BGP D - EIGRP, EX - EIGRP external, O - OSPF, IA - OSPF inter area N1 - OSPF NSSA external type 1, N2 - OSPF NSSA external type 2 E1 - OSPF external type 1, E2 - OSPF external type 2, E - EGP i - IS-IS, L1 - IS-IS level-1, L2 - IS-IS level-2, ia - IS-IS inter area * - candidate default, U - per-user static route, o - ODR P - periodic downloaded static route

Gateway of last resort is not set

10.0.0.0/30 is subnetted, 1 subnets C 10.0.0.0 is directly connected, Serial0/0/0 189.168.0.0/24 is subnetted, 1 subnets C 189.168.1.0 is directly connected, FastEthernet0/1 190.168.0.0/24 is subnetted, 1 subnets C 190.168.1.0 is directly connected, FastEthernet0/0 191.168.0.0/24 is subnetted, 1 subnets

Só aparece uma rede remota ainda

R 191.168.1.0 [120/1] via 10.0.0.1, 00:00:09, Serial0/0/0 RTCIDI2#

Tem algo muito estranho aqui. Fiz nos dois roteadores.... só no primeiro aparece tudo..., será que é o switch?

abraços !!! : )

solução!

Olá Mário,

Precisaria verificar o que pode estar acontecendo, estou passando o arquivo com a alteração feita na versão 6.2 do packet tracer: https://www.dropbox.com/s/p10yqz7vdspxskw/Modelo%20CIDI%20beta_corrigido.pkt?dl=0

Abs

Rafael, agora eu abri e funcionou. OBRIGADO!!!! Você pode me informar onde eu vejo as linhas alteradas por vc, para eu aprender o que ocorreu e como? Sinceramente, algum passo eu boiei, poque não funcionava aqui... Abraços... : )))

Olá Mário,

Para visualizar os comandos, poderíamos colocar o show running-config para visualizar os comandos que estão em execução no roteador.

O único trecho que alterei foi com relação ao protocolo RIP.

Abs