6
respostas

Sobre classList[1]

Gostaria de entender porque essa const recebeu o valor 1

const instrumento = tecla.classList[1];

Todo código eu entendi claramente o porque de cada coisa, mas esse valor [1] não entendi, o que se refere exatamente?

6 respostas

Fala, Daniel! Não vi essa aula, mas pelo exemplo do código trata-se de uma array, onde o instrutor quer pegar o segundo índice/posição dele. Lembra que o array inicia na posição 0? Se vc tem um array de nomes, por exemplo: let nome = ['Ângelo','Daniel','Luiz'], para acessar o nome Daniel, é necessário informar o numero do índice que corresponde a ele, e que no caso de arrays inicia em 0,1,2... no exemplo que dei seria nome[1] para pegar o nome 'Daniel'. Espero ter ajudado.

Sobre arrays eu sei como funciona, não entendi no caso da aula porque o indice 1 especificamente, porque é pra se tornar um código genérico. Tem que assistir a aula pra entender.

Opa... então... dei uma assistida rápida aqui. E a partir do minuto 3:36 da aula, a instrutora explica o pq de usar o indice 1. Pelo que entendi rapidamente, no buttom vc tem duas classes: tecla e tecla_pom(no caso específico, porém cada buttom tem as demais classes para cada instrumento). E como no exemplo, você precisa do texto que possui o nome do instrumento, no caso tecla_pom para emitir o som, e esse valor está na segunda posição do classList, por isso a instrutora passa o indice 1, pois eh ele que corresponde ao nome do instrumento ao ser tocado. É sempre interessante imprimir esses valores no console para entender melhor. Caso não tenha entendido minha explicação, sugiro rever a aula que certamente vc entenderá desta vez.

O valor de cada som está na segunda posição do classList, por isso ela usa [1] certo? Entendi agora, perfeito muito obrigado!

Isso mesmo. Mas é importante que você entenda de fato o pq de ser desta forma. Rever a aula mais uma vez vai te ajudar. Não há problema nisso. As vezes eu assistia algumas aulas 3x rsrsrs.

Angelo, apenas gostaria de agradecer a sua dica de rever as aulas mais de uma vez. Eu estava com uma dúvida sobre um determinado ponto da aula e já ia recorrer ao fórum para procurar entender sobre. Foi quando vi esse tópico e a sua dica, revi a aula e tudo clareou na minha cabeça. São passos muito simples que podemos fazer mas que ajudam demais na hora do entendimento. Muito obrigada.