Gostaria de entender porque essa const recebeu o valor 1
const instrumento = tecla.classList[1];
Todo código eu entendi claramente o porque de cada coisa, mas esse valor [1] não entendi, o que se refere exatamente?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de entender porque essa const recebeu o valor 1
const instrumento = tecla.classList[1];
Todo código eu entendi claramente o porque de cada coisa, mas esse valor [1] não entendi, o que se refere exatamente?
Fala, Daniel! Não vi essa aula, mas pelo exemplo do código trata-se de uma array, onde o instrutor quer pegar o segundo índice/posição dele. Lembra que o array inicia na posição 0? Se vc tem um array de nomes, por exemplo: let nome = ['Ângelo','Daniel','Luiz'], para acessar o nome Daniel, é necessário informar o numero do índice que corresponde a ele, e que no caso de arrays inicia em 0,1,2... no exemplo que dei seria nome[1] para pegar o nome 'Daniel'. Espero ter ajudado.
Sobre arrays eu sei como funciona, não entendi no caso da aula porque o indice 1 especificamente, porque é pra se tornar um código genérico. Tem que assistir a aula pra entender.
Opa... então... dei uma assistida rápida aqui. E a partir do minuto 3:36 da aula, a instrutora explica o pq de usar o indice 1. Pelo que entendi rapidamente, no buttom vc tem duas classes: tecla e tecla_pom(no caso específico, porém cada buttom tem as demais classes para cada instrumento). E como no exemplo, você precisa do texto que possui o nome do instrumento, no caso tecla_pom para emitir o som, e esse valor está na segunda posição do classList, por isso a instrutora passa o indice 1, pois eh ele que corresponde ao nome do instrumento ao ser tocado. É sempre interessante imprimir esses valores no console para entender melhor. Caso não tenha entendido minha explicação, sugiro rever a aula que certamente vc entenderá desta vez.
O valor de cada som está na segunda posição do classList, por isso ela usa [1] certo? Entendi agora, perfeito muito obrigado!
Isso mesmo. Mas é importante que você entenda de fato o pq de ser desta forma. Rever a aula mais uma vez vai te ajudar. Não há problema nisso. As vezes eu assistia algumas aulas 3x rsrsrs.
Angelo, apenas gostaria de agradecer a sua dica de rever as aulas mais de uma vez. Eu estava com uma dúvida sobre um determinado ponto da aula e já ia recorrer ao fórum para procurar entender sobre. Foi quando vi esse tópico e a sua dica, revi a aula e tudo clareou na minha cabeça. São passos muito simples que podemos fazer mas que ajudam demais na hora do entendimento. Muito obrigada.