Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Sobre camada DAO

Olá pessoal, estive lendo um pouco sobre camada DAO e estou com dificuldade em entender e também (principalmente) em aplicar, será que alguém pode me explicar/dar exemplo de um modo mais simples e direto?

2 respostas

Amigo, camada DAO (Data Access Object) a grosso modo é uma camada responsável por encapsular todas as 'idas' ao banco de dados. Por exemplo imagine que você tenha uma entidade pessoa, você teria então uma classe como 'PessoaDao' que conteria alguns métodos responsáveis por realizar operações de banco de dados para a entidade Pessoa. Teria então métodos como 'inserir' que seria responsável por persistir uma pessoa no banco de dados, 'listar' que traria todas as pessoas persistidas no banco de dados, 'deletar' que deletaria uma pessoa do banco, 'atualizar', e etc... Espero que tenha te ajudado.

solução!

A camada DAO significa "Data Access Object", ou seja, é uma camada onde você deve centralizar todo o acesso ao banco de dados do seu sistema.

Note que não se deve aplicar regras de negócios nessa camada, apenas deve ser feita a comunicação com o banco de dados.

class Aluno implements DAO { 
    Boolean inserir(Aluno aluno) { 
        // persistencia banco  (JDBC, Hibernate, etc) 
        return Boolean.TRUE; // retorno da persistencia
    }
        //demais métodos da interface DAO (exclusao, listagem, etc)
}

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software