Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sobre as regras de classes

Ola!

Não entendi as regras de classes, por exemplo se eu quiser ter um computador com ip 127.0.4.1 e outro com 191.25.0.1 eles ainda se comunicariam?.

qual a melhor forma de decidir qual classe usar ao se montar uma rede?

1 resposta
solução!

Olá João, tudo bem?

No caso o endereço 127.0.4.1 seria uma faixa de endereços reservadas não podendo ser atribuída a uma máquina. As máscaras de rede é que vão determinar se dois equipamentos estão na mesma rede e consequentemente se vão conseguir se comunicar sem o auxílio do roteador.

Por exemplo, o endereço IP 191.25.0.1 caso nada seja mencionado (veremos em mais detalhes na parte 2 do curso), ele é por padrão da classe B que possui máscara de rede 255.255.0.0, com isso, para outro equipamento estar na mesma rede, ele também deverá começar por 191.25, os outros dois algarimos poderia ser qualquer valor menos 0.1 pois esse já está sendo usado pelo primeiro computador e 255.255 que é o endereço de broadcast da rede e não pode ser utilizado para atribuição as máquinas.

Existem alguns pontos a serem considerados para se decidir qual máscara será utilizada para montar uma rede. Um desses pontos é a quantidade de usuários que estarão na rede, para grandes redes corporativas, talvez classe C que oferece a possibilidade de atribuição de 254 hosts seja pouco, mas ao mesmo tempo a classe B que oferece a possibilidade de 65534 seja muito (o que com certeza será). Dessa forma, devemos resolver esse problema, na parte 2 do curso, comento em mais detalhes como podemos fazer essa análise e aproveitar melhor os endereços IP (Spoiler: cálculo de subrede).

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software