1
resposta

sobre adicione 10 a y

ola, ainda nao entendi o conceito de adicione 10 a y, queria saber se esse 10 se refere a quantidade de pixel, porque se for porque que quando chegar a quantidade de pixel que é 10 ele nao para mas continua movimentando, eu imaginei que se colocasse 10 a bolinha ia movimetar 10 pixel e depois ia parar nao entendi porque ela continua e vai mais devagar . se alguem puder me ajudar nesta questao.

1 resposta

Oiê Carlos, tudo bem?

Agradeço pela espera do retorno!

Carlos, entendi a sua dúvida. Quando o professor adiciona o 10 a y é referente ao deslocamento dela, ou seja, ela vai se deslocar 10 pixels para a vertical. Vale lembrar que a coordenada cartesiana X é para horizontal e a coordenada cartesiana Y é para vertical.

A bolinha está devagar porque o professor alterou a movimentação dela, de 12 para 5. E você pode alterar para mais, caso queira. Veja abaixo:

Print da tela do Scratch com um bloco amarelo escrito: quando a bandeira verde for clicado; um bloco laranja escrito: sempre e com uma seta apontando para cima com o sentido de retorno; encaixado com o bloco laranja, um bloco azul escrito: mova cinco passos; e outro bloco azul encaixado no anterior escrito: se tocar na borda, volte.

Então, após tocar na raquete ela vai continuar no mesmo ritmo.

O motivo dela não parar é porque foi adicionado o código sempre. Veja:

Print da tela do Scratch com um bloco amarelo, escrito: quando a bandeira verde for clicada. Dois blocos laranja encaixados ao bloco amarelo, escrito: se - então. Encaixado aos blocos laranjas, temos dois blocos azuis em cada um, escrito: tecla - para cima - pressiona? E adicione 10 ay e tecla - para baixo - pressionada? E adiciona -10 a y.

Toda vez que a bolinha bater na raquete, ela vai se deslocar para outra direção por causa do bloco “sempre” e na mesma velocidade que você definiu no bloco "mova".

Espero que tenha esclarecido as suas dúvidas, senão, pode publicar aqui no fórum para que eu possa lhe orientar. Estarei à disposição.

Bons estudos e a gente se vê!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!