Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Sobre a URL

Por exemplo: http://calculadordeimc.com.br/?peso=44&altura=1.50

Não há nenhum recurso sendo especificado e mesmo assim uma página seria retornada. Essa configuração é feita pelo servidor web? Tipo o Apache?

4 respostas

Fala ai Arthur, tudo bem? Vamos lá:

Não há nenhum recurso sendo especificado e mesmo assim uma página seria retornada. Essa configuração é feita pelo servidor web? Tipo o Apache?

Essa configuração é feito no servidor, isso porque você está chamando um DNS que possuí um IP, esse IP é de algum servidor e dentro desse servidor possuí uma back-end configurado e disponível.

O que ele irá processar e como, fica configurado nele.

Para mais informações sobre DNS temos um curso aqui na Alura sobre:

Espero ter ajudado.

Sim eu sei, mas eu estou perguntando do recurso padrão. Pelo fato de eu não ter especificado nenhum recurso depois do domínio, o servidor http vai buscar alguma página padrão como o index.html ou qualquer coisa que o responsável de infraestrutura tenha configurado. No caso da URL /?peso=44&altura=1.50 posso dizer que estou chamando o recurso padrão e enviando como parâmetros o peso e a altura.

É isso?

solução!

Olá Arthur!

É exatamente isso, quando você não especifica uma página, o servidor irá sempre tentar direcionar para a página padrão, e isso pode ser configurado direto no servidor web (IIS, Apache, NGINX etc), inclusive de qual é a preferência de arquivo: index.html, index.asp, index.php e etc.

O que acontece muitas vezes é que as aplicações web possuem um gerenciador de rotas, então uma rota, por exemplo website.com.br/produtos/20, irá direcionar para uma página de produtos mesmo sendo que este caminho não exista no diretório físico, mas ainda haverá alguém respondendo por ela.

Em Single Page Applications no Angular, por exemplo, temos apenas uma página index.html e o gerenciador de rotas sempre irá direcionar para essa página, porém por de baixo dos panos irá mostrar o conteúdo correto da rota.

Se ainda tiver dúvida, não hesite em perguntar, é assim que aprendemos!

Abraços!

Fala Arthur, nesse o endpoint será a raiz, normalmente conhecido e configurado como /.

Isso porque vai depender muito de como está configurado sua infra, mas, normalmente quando nenhum recurso é informado, o padrão à ser utilizado e processado seria o /.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software