6
respostas

sobre a sombra

Acho que perdi alguma informação, quando pinto a sombra no desenho ela se sobrepõe como se eu apenas estivesse pintando com opacidade baixa, ou seja quando duas pinturas se encostam, uma parte com cor mais forte aparece. diferente de como mostrado na aula ela fica homogênea. Como posso concertar isso?

6 respostas

Bom dia Augusto, tudo bem ^^

Acredito que alguma configuração do brush pode estar causando isto, vou listar aqui 3 coisas que podem causar isto e veja se alguma delas te ajuda ok ^^

1º - O modo de mesclagem utilizado pelo professor é o HARLIGHT, muitas vezes quano estamos pintando nós aplicamos o modo de mesclagem no brush em vez de aplicar na camada, veja se não é isto que está acontecendo, la no menu superior (com o brush selecionado) do lado de OPACITY tem uma opção de modes, se ele estiver marcado como HARLIGHT vai causar o problema que você esta sofrendo, este modo tem que ser aplicado na janela dde camadas (LAYER).

2º - A propriedade FLOW pode estar muito baixo, o flow é basicamente o fluxo de tinta ddo brush e tem propriedades semelhantes à opacidade e a ddepender do brush e a forma de pintura acaba que também fica visível estas partes mais claras e mais escuras quando vai aplicando pintura em cima de pintura

3º - Realmente pode ser a questão da opacidade do brush, ele poe estar mais abaixo e quando passa novamente ele fica mais forte em partes (mas como você já identificou isto, é provavel que não seja o problema)

Acredito que alguma dessas soluções possa te ajudar, mas se ainda não ajustar pergunte novamente aqui ok.

Um abraço e bons estudos ^^

Estranho, segui seus passos com os três exemplos que me citas-te a cima, não resolveu o problema, a cor da sombra não fica homogenia, mas nitidamente se percebe as camadas, por exemplo: quando passo a segunda, vez em cima da área da sombra fica mais escuro, no local onde não passo o pincel fica mais claro e entre eles se nota a diferença.

Pena que não consigo postar um print de meu trabalho, para que vejam o que quero dizer.

Obrigado mesmo assim.

Bom dia Augusto ^^.

Salva o arquivo em psd, ou em jpg mesmo, e sobe no googledrive ou dropbox, o que você achar melhor.

E compartilha o link aqui, assim eu consigo abrir ou o arquivo todo ou o jpg pra conseguir ver e te ajudar melhor.

Se nenhuma das 3 opções que citei funcionaram eu também estou me perguntando o que pode ser, pode ser um brush diferente, alguma propriedade que e udeixei passar.

Mas vamos ver o que é isso, afinal é resolvendo os "problemas" que aprendemos mais ^^

Fico no aguardo do link se você quiser enviar ok.

Um abraço

Olá Augusto, blz.

Cara, olhando a imagem eu acho que sei o que pode ser.

Os brushes possuem algumas propriedades mais aprofundadas, além da opacidade e flow, e existe uma chamada wet edges, ele simula uma pincelada como se fosse tinta com o pincel molhado, ai quando você passa um por cima do outro da este efeito como se a tinta fosse ficando mais forte.

Confere se esta propriedade esta habilitada no seu brush.

Aperta F5 no teclado, vai abrir uma janela de BRUSH SETTINGS, tem um monte de coisa ai, procura a propriedade WET EDGE é a quarta de baixo pra cima se não me engano, e confirma se ela está habilitada, se estiver, desabilite clicando no quadrado do lado dela e tenta pintar novamente.

Se for isso, por que ela estava habilitada? As vezes você pegou um brush padrão para pintura que já vem com ela ativa, por isso não conseguimos ver de início o que tinha sido.

Se não for isso, mais uma vez poste aqui ok, 8D, hahahaha se for necessário a gente fazer uma conferencia pra ver o que é isto a gente faz.

Um grande abraço.

Boa Tarde, funcionou, obrigado pela dica.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software