Gostaria de entender melhor a relação entre esses dois fatores da proposta de valor
Gostaria de entender melhor a relação entre esses dois fatores da proposta de valor
Olá, Hugo! Tudo bem?
A proposta de valor de um novo produto está diretamente relacionada às necessidades do cliente e aos valores da marca e da empresa. A proposta de valor é o diferencial do produto em relação aos demais no mercado. Ela responde à pergunta: por que o seu produto é mais interessante do que os outros?
Além disso, a proposta de valor precisa estar alinhada aos critérios norteadores, ou seja, aos valores da marca e da empresa. Quando o produto tem associação com aquilo que a empresa acredita, ele tem mais chances de ser um sucesso e conquistar o público.
A proposta de valor também está conectada às necessidades do público. Lembre-se das pesquisas que foram feitas para identificar quem são os públicos da empresa. O produto precisa suprir essas necessidades, estabelecendo uma relação com os consumidores.
A proposta de valor vai orientar todo o processo de criação do produto. Ela é muito importante e está ligada à necessidade que a marca ou o produto precisa suprir, entregando uma solução além da materialidade do produto.
Para criar esse processo de criação do produto, existem algumas técnicas, como o brainstorm (tempestade cerebral) e o workshop de cocriação. O brainstorm é uma técnica em que um grupo se reúne para gerar ideias a partir de uma ideia principal, definindo o problema e a proposta de valor.
Já o workshop de cocriação é uma sessão um pouco menos restrita, em que pessoas do público de interesse, stakeholders, diretores, investidores, entre outros, são convidados a participar. Essa sessão é utilizada para levantar percepções e problemas e pode ser útil quando o problema ainda não está muito bem definido ou quando se deseja validar o problema com precisão.
Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!