Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Sobre a PDV

Professora, neste exemplo em 'Problema de Projeto', quando escrevemos a declaração, já formulamos a frase com a palavra 'precisa'. Mas eu me pergunto se não é um erro ao tratarmos um caso desse, já assumindo 'o cliente quer o programa de milhas ..' porque ele pode simplesmente não querer utilizar o programa de milhas por opção, ou porque não viaja .. ou por outro motivo qualquer. Então eu te pergunto se não seria mais conveniente ao invés de assumir que o cliente quer, e desenvolver uma estratégia para tentar achar uma forma dele utilizar o programa de milhas; que seja analisado de outra forma se o cliente 'quer aquele serviço'.

1 resposta
solução!

Olá Phillipe. Tudo bem com você?

Realmente, é importante que a declaração do problema seja formulada de forma cuidadosa para que não haja pressuposições equivocadas. No exemplo que você citou, a declaração do problema assume que o cliente precisa de um programa de milhas, mas isso pode não ser verdade para todos os clientes.

Uma forma de evitar essa pressuposição é fazer uma pesquisa com os clientes e pessoas usuárias para entender melhor suas necessidades e desejos em relação ao programa de milhas. Dessa forma, é possível desenvolver uma estratégia mais alinhada com as expectativas dessas pessoas e aumentar as chances de sucesso do projeto.

Além disso, é importante lembrar que a declaração do problema é apenas o ponto de partida para o desenvolvimento da estratégia. Durante o processo, é possível fazer ajustes e mudanças de acordo com as informações e feedbacks recebidos dos clientes e das pessoas usuárias.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software