Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

SOBRE A NOVA FORMAÇÃO JAVA E POO

Até entendo que as aulas devam ser atualizadas, mas parece que elas foram construídas partindo do pressuposto de que o aluno que iniciar a formação Java e POO já venha de uma outra linguagem e nem sempre é assim que acontece. Minha primeira e única linguagem de programação foi o Java após treinar com pseudocódigos a lógica de programação e foi a partir do cuidado e cautela da formação passada que eu aprendi a criar meus códigos e conceitos importantes na linguagem Java. Hoje voltei para assistir a aula de atualização e me decepcionei pois comecei a observar que se fosse na época em que eu estava aprendendo Java, como minha primeira linguagem, eu não conseguiria andar muito nessa formação. É a primeira vez que me decepciono em uma atualização do Alura. Trocar a formação que tinha mais detalhes e conceitos para um padrão "intensivão" pode não atingir certos públicos, como no meu caso, se eu estivesse tendo acessso agora. E felizmente, pude contemplar a formação anterior e foi ela quem me ajudou a entender detalhes importantes da linguagem e me ajudou a finalmente migrar de carreira.

3 respostas
solução!

Olá Natalí, tudo bem?

Entendo sua preocupação em relação à atualização da formação Java e POO. Realmente, é importante que as aulas sejam atualizadas, mas é preciso ter cuidado para que os alunos que estão iniciando na linguagem não sejam prejudicados.

É ótimo saber que você teve uma boa experiência com a formação anterior e que ela foi fundamental para a sua migração de carreira. É importante lembrar que cada pessoa tem um ritmo de aprendizado e que algumas podem precisar de mais tempo para assimilar os conceitos.

A nova formação pode ser útil para pessoas que já têm experiência em outras linguagens de programação e desejam aprender Java.

Bons estudos!

Verdade, Otávio! A nova formação foi direcionada às pessoas que já tenham experiência e queiram aprender Java, mudando um pouco o público alvo que a formação anterior tinha. A nova formação tem vários pontos positivos, incluindo a acessibilidade, mas só fiquei observando o quanto a nova formação, se eu estivesse aprendendo a linguagem Java hoje, do zero, me assustaria. rsrsrs

Natalí, muito obrigado pelo seu post. Eu me encontro exatamente na situação que você descreveu, pois adquiri o acesso à alura 1 semana antes da imersão em java. Quando vi que haveria a imersão decidi parei com a formação anterior para acompanhar a imersão, mas foi meio demais pra um iniciante. Quando a imersão terminou e a formação inicial de java foi atualizada decidi migrar pra ela, mas acho que a anterior estava me fazendo progredir mais APESAR de não possuir nenhuma proposta de aplicação relevante até onde eu cheguei. Acho que vou voltar para a formação anterior e seguir por lá.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software