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Sobre a ERRATA na aula 3

Olá pessoal,

Pessoal, preciso dizer que achei a errata na aula 3 bem preguiçosa...

Não menciona o minuto do video que ela se aplica, que não respeita a nomeclatura das entidades do exemplo, não traz a representação completa como está no exemploe não traz uma explicação de como ler corretamente o relacionamento...

São todos pontos pequenos, mas que não contribuem com o objetivo principal da aula, o aprendizado.

O que gostaria de saber é se outro exemplo também não estaria equivocado de forma semelhante, pois da forma como está representado pode ser lido que o funcionário deve obrigatóriamente ser gerente em um projeto e um projeto pode não ser gerenciado por um funcionário.

Outro ponto que me trouxe um pouquinho de confusão foi a notação da linha dupla (relacionamento total). Em 5:28 do segundo video da aula 4, o instrutor diz ser a notação para ralacionamento parcial, embora no slide esteja total

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Olá Daniel, Acredito que a equipe da Alura está atualizando o conteúdo de acordo com as nossas dúvidas aqui no Fórum. Pelo menos na errata, eu vi que está o minuto da ocorrência:

[04:12] Representação de Cardinalidade

E já vi em outras respostas, que o vídeo será regravado, porque realmente geram dúvidas e você pode até levar um erro lúdico para o ambiente profissional.

Quanto ao seu outro ponto do relacionamento total, realmente no slide do instrutor está errado, se há um traço duplo entre o R e a E(2), portanto não poderia ser "participação total".

Espero ter ajudado, forte abraço.

solução!

Oi Daniel, tudo joia?

Estamos aos poucos corrigindo esses errinhos do curso até que possam ser regravados, algumas aulas já estão previstas para ser regravadas. Enquanto isso estamos tentando, com as erratas não deixar os alunos levarem esses erros para ambiente profissional.

Eu super entendo o que esses errinhos podem causar e a confusão que causa na cabeça da gente. Toda vez que venho responder algo em relação a isso, eu revejo as aula e fico mais confusa. Eu peço imensas desculpas por isso.

Referente a projeto-gerente, o instrutor está correto e eu acredito que faz sentido. Um projeto precisa ser gerenciado por um gerente.

Em relação a restrição de participação total e parcial, na aula 04 o slide está correto e o instrutor explica errado.

Vou deixar aqui uma referencia, um slide para te ajudar a entender melhor. A partir do slide 20, onde explica sobre a restrição de participação.

Espero que isso te ajude. E novamente, peço desculpas pelos erros.

Qualquer coisa estou à disposição :)

Olá Diego, de fato a errata foi bastante melhorada após a publicação deste post. Gosto do trabalho do instrutor em outros cursos e entendo perfeitamente que esse assunto da modelagem neste curso, embora básico, as vezes prega peças mesmo quando temos experiência no assunto (Neste caso, talvez o ponto a ser melhorado é o processo de revisão do material antes de publicar um curso).

O que havia me deixado insatisfeito de verdade foi ver que havia um erro com potencial de gerar muitas dúvidas, principalmente para quem vê o conteudo pela primeira vez, e que a solução apresentada destoou um pouco do padrão de qualidade que a plataforma vem construindo. E mesmo tendo sido relatado várias vezes aqui no forúm não havia sido melhorado (tanto que as dúvidas continuaram surgindo).

Principalmente quando se considera que, embora quem já tenha mais experiência no dia a dia profissional com modelagem saiba que pequenos detalhes de diagramas não são tão relevantes contanto ele cumpra o seu papel de ser bem entendido por todos os envolvidos no problema em questão, para quem usa o curso como estudo para um ambiente mais rigido (um concurso, um prova na faculdade e etc...) pode realmente ser prejudicado.

Maria, muito obrigado por sua resposta e seu empenho em ajudar aqui no forum. Tenho visto em outros posts o quanto você tem se desdobrado para ensinar a galera enquanto essas aulas não são regravadas!