1
resposta

Sobre a empatia

Esse é um assunto que me deixa contente, pois é algo que recebo elogios das pessoas que lidero. Nos feedbacks que realizo fico feliz ao me relatarem que eu sou uma pessoa que escuta o time, que realmente escuta.

Acredito que isso seja a chave não só da boa comunicação, mas do convívio com todo mundo. Gosto também quando abordam o fato de que as vezes a pessoa só quer desabafar, sem estar procurando respostas ou soluções.

Ser prático não tem nada relacionado com empatia, aliás o conceito de ser prático ao meu ver nunca estará relacionado em dar uma resposta rápida para "resolver um problema" de uma pessoa. A solução adequada muitas vezes será aquela que levará um tempo maior, porém, muito mais trabalhada.

1 resposta

Olá, Elfojonas! Fico muito contente em ver que você já tem uma compreensão tão profunda sobre empatia e o valor da escuta ativa. Parabéns! Você está certo, a empatia é uma habilidade essencial para a liderança e para a vida em geral.

A atividade proposta na aula parece estar pedindo que você reflita sobre ações específicas que você poderia tomar para demonstrar ainda mais empatia. Você já mencionou algumas coisas importantes, como ouvir atentamente e entender que nem sempre a solução rápida é a melhor.

Essas são apenas algumas ideias, e acredito que você já está no caminho certo com sua abordagem atual. Continue assim!

Espero ter ajudado e bons estudos!