1
resposta

Sobre a criação da HDD virtual no VirtualBox (Vídeo 2)

Tentei utilizar a ferramenta de sugestão de melhoria de dentro da própria video-aula mas por alguma razão não funcionou, então vou comentar por aqui, mesmo.

Em relação à criação da máquina virtual do Windows Server no VirtualBox, na parte que se comenta a diferença entre os métodos de criação do HDD virtual (02:00, aproximadamente), foi passada a informação de forma errada. Se me permitem corrigir...:

  • Dinamicamente alocado: o arquivo do HDD virtual vai crescendo seu tamanho conforme vai-se armazenando conteúdo dentro da máquina virtual até que se atinja o tamanho máximo definido pelo usuário (Ex.: Se eu crio um HDD virtual de 25GB e uso 8GB de dados dentro da máquina virtual, o arquivo do HDD virtual vai usar 8GB no meu ambiente nativo);
  • Tamanho fixo: o arquivo do HDD virtual vai ocupar no ambiente nativo o tamanho que o usuário definir na sua criação (Ex.: Se eu crio um HDD virtual de 25GB, o arquivo do HDD virtual usará 25GB de espaço no meu ambiente nativo independente de quanto eu usar de espaço dentro da máquina virtual).

A desvantagem no primeiro método é que, caso vc fique sem espaço em disco no ambiente nativo, a máquina virtual não poderá usar o espaço restante que lhe foi dedicado e isso gera problemas - o 2º método "resolve" a desvantagem do 1º, mas pode ser um fator limitante a depender do espaço disponível no ambiente nativo.

Do mais, é isso!

1 resposta

Olá Anderson,

Obrigado pelo aviso, vou repassar essa observação internamente.

Abs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software