Sou estudando de front end atualmente, é estou me interessando pela área de Cloud em geral, gostaria de saber por onde um iniciante deve começar, como está ás oportunidade nessa área de atuação ?
Sou estudando de front end atualmente, é estou me interessando pela área de Cloud em geral, gostaria de saber por onde um iniciante deve começar, como está ás oportunidade nessa área de atuação ?
Olá, Marcelo!
Que legal que você está interessado na área de Cloud! É um campo em constante crescimento e cheio de oportunidades. Para começar, recomendo que você se familiarize com os conceitos básicos de computação em nuvem. Algumas das principais plataformas de nuvem são a Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform (GCP). Temos formações disponíveis aqui na plataforma sobre as três.
Recomendo que você inicie sua jornada a partir da formação "Começando em Cloud" que explora os serviços e recursos da AWS para compreensão do mundo de cloud computing. Hoje, a AWS é o maior player do mercado com uma grande variedade de serviços e recursos para os mais diversos projetos.
Formação: https://www.alura.com.br/formacao-cloud-computing
Quanto às oportunidades, a área de Cloud Computing segue com demanda significativa. Empresas de todos os tamanhos estão migrando para a nuvem, o que gera uma necessidade constante de profissionais qualificados. Além disso, as certificações em nuvem são muito valorizadas no mercado de trabalho, então, após adquirir o conhecimento básico, pode ser interessante buscar certificações como a AWS Certified Solutions Architect, Microsoft Certified: Azure Fundamentals, ou Google Associate Cloud Engineer.
Bons estudos!
Gostaria de fazer humilde adendo a resposta: Se faz interessante para quem vai começar na área , um conhecimento de sistemas operacionais linux, windows, além do conhecimento de rede.Ainda que não precise inicialmente ser expert no assunto , um nivelamento nesta parte é bem necessário.Para além disto conhecimento em virtualização.
Olá, Renato!
Você trouxe pontos importantes, a compreensão do funcionamento das redes de computadores e do uso de sistemas baseados em Linux são bem relevantes também. Temos duas formações dedicadas ao tema aqui na plataforma: