Sou estudando de front end atualmente, é estou me interessando pela área de Cloud em geral, gostaria de saber por onde um iniciante deve começar, como está ás oportunidade nessa área de atuação ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sou estudando de front end atualmente, é estou me interessando pela área de Cloud em geral, gostaria de saber por onde um iniciante deve começar, como está ás oportunidade nessa área de atuação ?
Olá, Marcelo!
Que legal que você está interessado na área de Cloud! É um campo em constante crescimento e cheio de oportunidades. Para começar, recomendo que você se familiarize com os conceitos básicos de computação em nuvem. Algumas das principais plataformas de nuvem são a Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform (GCP). Temos formações disponíveis aqui na plataforma sobre as três.
Recomendo que você inicie sua jornada a partir da formação "Começando em Cloud" que explora os serviços e recursos da AWS para compreensão do mundo de cloud computing. Hoje, a AWS é o maior player do mercado com uma grande variedade de serviços e recursos para os mais diversos projetos.
Formação: https://www.alura.com.br/formacao-cloud-computing
Quanto às oportunidades, a área de Cloud Computing segue com demanda significativa. Empresas de todos os tamanhos estão migrando para a nuvem, o que gera uma necessidade constante de profissionais qualificados. Além disso, as certificações em nuvem são muito valorizadas no mercado de trabalho, então, após adquirir o conhecimento básico, pode ser interessante buscar certificações como a AWS Certified Solutions Architect, Microsoft Certified: Azure Fundamentals, ou Google Associate Cloud Engineer.
Bons estudos!
Gostaria de fazer humilde adendo a resposta: Se faz interessante para quem vai começar na área , um conhecimento de sistemas operacionais linux, windows, além do conhecimento de rede.Ainda que não precise inicialmente ser expert no assunto , um nivelamento nesta parte é bem necessário.Para além disto conhecimento em virtualização.
Olá, Renato!
Você trouxe pontos importantes, a compreensão do funcionamento das redes de computadores e do uso de sistemas baseados em Linux são bem relevantes também. Temos duas formações dedicadas ao tema aqui na plataforma: