Bom dia Chrystian, tudo bem ^^
Existe uma forma de trabalho no photoshop chamado de não-destrutivo, é uma maneira de trabalhar em que você não perde conteúdo real da imagem e pode refazer qualquer processo com o tempo, o uso de mascaras é o melhor exemplo que você pode mostrar e esconder parte da imagem livremente durante o projeto.
O professor neste caso criou outra camada para seguir este workflow, ele vai ter um controle melhor da sombra, imagina que você faça a seleção, achou que ficou legal e cria a sombra, um bloco oval preto mas na camada da moto, você vai se deparar com os segiuntes problemas:
- Não vai conseguir trablahar com a transparencia da combra a qualquer momento, por que ela já esta "pintada" e se trabalhar com a transparencia vai lidar com a camada da moto como um todo.
Não vai conseguir aplicar o efeito de desfoque, por que vai desfcar a imagem da moto também, e não apenas a sombra.
Não vai conseguir movimentar e realinhar a sombra caso ela esteja fora do lugar, por que se movimentar vai movimentar também a camada da moto.
Essas são algumas desvantagens, entende.
A ideia é que você quando trabalha com uma composição você está lidando com uma colagem digital, assim como uma colagem tradicional você deve conseguir manipular cada elemento da composição de forma separada para ter controle da sua peça.
Por isso o trabalho e a separação de camadas é tão importante nesse e em qualquer outro projeto.
Espero ter conseguido explicar. ^^
Um abraço e bons estudos