2
respostas

Sobre a aula Faça como eu fiz: praticando operações de conjuntos

Não consegui identificar a diferença entre esses 2 itens, parece que é a mesma pergunta com respostas diferentes, veja:

1 - Para ter uma lista dos códigos de livros que estão entre os mais vendidos ou entre os mais recomendados utilizamos a operação de união (∪). π id_livro (LivroMaisVendidos) ∪ π id_livro (LivrosRecomendados)

2 - E para identificar que são os livros que estão entre os mais vendidos ou entre os mais recomendados usamos a intersecção (∩) π id_livro (LivroMaisVendidos) ∩ π id_livro (LivrosRecomendados)

Pode me ajudar?

2 respostas

Oi Fabio, tudo bem?

As duas operações são diferentes e têm propósitos distintos. Vou tentar esclarecer isso pra você:

1 - A operação de união (∪) é usada quando queremos obter todos os elementos que estão em pelo menos um dos conjuntos. No exemplo, estamos procurando por todos os livros que estão na lista dos mais vendidos OU na lista dos mais recomendados. Ou seja, se um livro está em qualquer uma dessas listas, ele será incluído no resultado.

2 - A operação de intersecção (∩), por outro lado, é usada quando queremos encontrar elementos que estão em ambos os conjuntos. No exemplo, estamos procurando por livros que estão na lista dos mais vendidos E na lista dos mais recomendados ao mesmo tempo. Então, apenas os livros que estão em ambas as listas serão incluídos no resultado.

Por isso, apesar das perguntas parecerem semelhantes, elas estão realmente pedindo coisas diferentes. A primeira quer todos os livros que estão em uma ou outra lista (ou em ambas), enquanto a segunda quer apenas os livros que estão em ambas as listas ao mesmo tempo.

Espero ter te ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Ótima explicação da instrutora Lorena Garcia. Em resumo, União usamos agrupando os dois conjuntos sem repetições, ou seja, se tenho conjunto A = {1, 2, 3} e o conjunto B= { 2,3,4}, A U B = {1,2,3,4}. Já a Interseção pegamos apenas o que se repete nos dois conjuntos: A = {1, 2, 3} e B= { 2,3,4} temos A ∩ B = {2,3}. Logo, união agrupa todos valores ignorando quando há repetições e interseção pega apenas os valores repetidos!