4
respostas

SOAP como trabalho com...

Como recever e enviar para um webservice SOAP?

Não é REST é soap, como fazer?

No curso explica iss

4 respostas

Olá,

No curso não abordamos comunicação com webservice SOAP, somente REST. Apesar disso, a forma de trabalhar com os dois é bastante parecida, o que vai mudar é que você vai ter que montar manualmente o corpo da requisição XML para o seu webservice e também vai ter que parsear manualmente o resultado enviado pelo webservice.

No Android, recomenda-se o uso de webservices REST utilizando o formato JSON pois ele é mais enxuto e mais amigável para quem utiliza plano de dados.

Jeferson, Obrigado por responder minha pergunta. Mas tem alguma biblioteca que eu uso para conectar com um webservice SOAP?

É que o sistema que vou conectar já usa SOAP, não tenho como pedir para eles mudarem para REST.

Por isso preciso saber se tem alguma biblioteca que posso usar, se tem algum site de alguma lib para eu baixar e usar ou se existe uma forma nativa no android de conectar por soap.

Você sabe me responder?

Se você deseja fazer uma comunicação usando o SOAP, você pode tentar fazer na mão. O link abaixo mostra uma parte do processo

http://ricardolecheta.com.br/?p=320

O link ensina a fazer um POST e receber o resultado. Como o SOAP trabalha com XML, o texto mostra como guardar este resultado numa string.

Para trabalhar com o XML recebido, você vai precisar fazer um parse. O link a seguir mostra a forma de fazer isso:

http://www.androidhive.info/2011/11/android-xml-parsing-tutorial/

Se você não quiser ter todo este trabalho, pode tentar usar uma biblioteca que faça essa comunicação. No link a seguir tem um exemplo de como trabalhar desta forma:

http://www.redspark.io/integracao-com-webservice-soap-no-android/

Amigos, para fazer a serialização / desserialização de um objeto java, eu utilizo a biblioteca Jackson. É bem fácil e cuida de todo o trabalho pra gente. Você pode escolher o formato XML ou JSON. Abraços https://github.com/FasterXML/jackson

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software