Oi! Tudo bem?
Eu só queria deixar uma pequena crítica a respeito dessa última aula (a da instalação do Packet Tracer). Eu, já tendo visto e mexido no Packet Tracer anteriormente, não tive nenhum problema. No entanto, acho que faltou o instrutor apresentar mais calmamente o ambiente do Packet Tracer antes de já sair montando as redes. Trata-se de um ambiente pouco amigável visualmente, e muitos dos alunos aqui o estão vendo pela primeira vez.
Incomodou-me um pouco mal ter aberto o PT e já pedir para clicar no ícone tal, no cabo tal, fazer isso e aquilo sem antes uma apresentação do ambiente. É importante que os alunos se situem melhor para entender do que o PT se trata. Uma apresentação do tipo "aqui vocês encontram os dispositivos intermediários, que fazem isso e aquilo", "clicando aqui vocês podem deletar uma conexão ou um dispositivo caso tenham errado ou caso queiram", etc.
A explicação da configuração do IP também foi muito rasa. "Cliquem aqui, depois aqui e aqui e coloquem este IP". Tudo bem, mas por que exatamente? O que é esta aba desktop que possui tantas opções, como desde um terminal até web browser? Poderíamos ter colocado outro IP? Por que fazer igual ao de suas máquinas? E, se pudermos, qual outro IP poderíamos ter colocado? Afinal, se somos nós que o estamos configurando manualmente, podemos simplesmente colocar quaisquer números ou há um padrão? Entre outras questões importantes.
Deixando claro que isso é apenas uma crítica construtiva, além de uma sugestão para o caso de este curso ou algumas de suas aulas virem a ser regravadas futuramente.