Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Oi, Jean! Como vai?
Agradeço por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade.
Ver que você tentou demonstrar o valor de desconto obedecendo o regramento de desconto máximo por vendedor é muito bacana, e mostra que você está se aprofundando de verdade no conteúdo do curso Excel: aprendendo lógica booleana e busca por valores.
O tamanho da fórmula que ficou é esperado quando combinamos funções como SE, PROCV e CORRESP com referências estruturadas de tabela. Esse tipo de construção cresce naturalmente conforme adicionamos mais condições para respeitar as regras de negócio, como o desconto máximo permitido por vendedor. Não se preocupe com o tamanho da fórmula, pois isso indica que você está pensando de forma mais completa e criteriosa sobre o problema.
Uma dica para esse cenário é sempre testar a fórmula em partes separadas. Primeiro, verifique se o PROCV retorna corretamente o desconto máximo do vendedor. Depois, teste a busca pelo produto. Por fim, junte tudo dentro do SE e compare os resultados. Essa abordagem facilita muito identificar onde ajustar caso algum valor saia diferente do esperado, e ajuda a consolidar o entendimento sobre lógica booleana aplicada ao Excel.
Continue praticando e compartilhando suas descobertas aqui no fórum. Cada fórmula montada, mesmo as grandes, é um passo importante na sua evolução. Conte com o apoio da comunidade na sua jornada. Bons estudos!
Você chegou a testar a fórmula por partes para identificar qual trecho apresentou alguma dificuldade?