2
respostas

Só falta colidir com a raquete

Não é pergunta, apenas mostrando meu codigo que fiz diferente.

// variaves
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;

let xSquare = 20;
let ySquare = 100;
let velocidadeySquare = 6;

//tela
function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  Quadrado();
  movimentoBola();
  Bolinha();

}

//funçoes daqui pra baixo

function Bolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeyBolinha;

}

function Quadrado(){
  rect(xSquare, ySquare, 20, 90);
  if(keyIsDown(UP_ARROW)){
    ySquare = ySquare -3;

}
  if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    ySquare = ySquare +3;

}
  }
function movimentoBola(){
  if(xBolinha >= 600){
  velocidadeXBolinha = velocidadeXBolinha - 6;
}
 if(xBolinha <= 0){
  velocidadeXBolinha = velocidadeXBolinha + 6;
} 
  if (yBolinha >= 380){
    velocidadeyBolinha = velocidadeyBolinha -1;
  }
if (yBolinha <= 20){
    velocidadeyBolinha = velocidadeyBolinha + 1;
  }

}
2 respostas

Oi oi, Andre! Tudo bem com você?

Muito legal e sua iniciativa vai te impulsionar a aprofundar suas habilidades e aprendizados. Percebi que sua raquete ficou um pouco mais larga e isso pode acarretar em algumas mudanças nos cálculos do código, continue seu projeto e depois compartilhe com a gente como ficou, tudo bem? É bem interessante acompanhar diferentes perspectivas.

Apenas gostaria de realizar um apontamento que pode parecer simples mas é super importante na vida do programador, que está relaciona com as boas práticas durante a escrita do código.

Uma delas é nomear as variáveis de forma legível e intuitiva. Sendo assim, é importante manter uma consistência , escrevendo seu código ou todo em inglês , ou todo em português. É importante escolher nomes que façam sentido (como o nome velocidadeYBolinha, pois eu sei que significa a velocidade que a bolinha percorre no eixo y) e também que sigam o padrão de nomenclatura utilizado no JavaScript, que é o camelCase

• Mas o que é o camelCase?

O camelCase é umaexpressão para a prática de nomear as variáveis com letras minúsculasEMaiúsculas, pois realmente se parece muito com o caminho ou desenho da Corcova de um Camelo, olha só na imagem abaixo:

Imagem com a Córcova de um Camelo e com as palavras camel Case, onde as palavras camel Case acompanham o desenho da Córcova do animal

Sua função Quadrado(), poderia ficar então movimentaRetangulo(). Dessa forma, ao declararmos uma variável é interessante seguir as boas práticas para que torne o código padronizado e legível para qualquer programador. :)

Vou deixar dois links para você consultar:

Tech lib artigo sobre camelCase

Artigo Wikipédia sobre camelCase

Espero que tenha ajudado

Um grande abraço e bons estudos!

Muito Obrigado Camila,

Foi de grande ajuda e importancia o conteudo que me enviou. Acabo esquecendo que programação muitas vezes é um trabalho coletivo. Vou me atentar as normas daqui pra frente!

Sobre a colizão estava adiantado nos exercicios e logo depois o professor ensiou. Já finalizei esse curso.