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Snow Flake ou Star Schema quando usar?

Durante os vídeos foi dito que existem situações onde é melhor usar o modelo snow flake e situações onde é melhor usar o modelo star schema, daí gostaria de saber quando utilizar cada um destes modelos com vantagens e desvantagens.

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Oi Thiago, tudo bem?

Vamos fazer uma comparação entre os modelos:

Otimização de dados

O modelo Snowflake usa dados normalizados, quer dizer que os dados são organizados no database para eliminar a redundância e então ajudar a reduzir a quantidade de dados. A hierarquia dos negócios e suas dimensões são preservadas no modelo de dados por meio do relacionamento de chave externa e chave primária. O modelo Star, por outro lado, usa dados não normalizados. Nesse modelo, as dimensões se referem diretamente a tabela de fatos e a hierarquia de negócios não é feito por meio do relacionamento de chave externa e chave primária.

Modelo de negócios

Chave primária é uma chave única (atributo de dados) que é selecionada para dados específicos. No modelo Snowflake, a hierarquia de negócios do modelo de dados é representada em um relacionamento de chave externa e chave primária entre as várias tabelas de dimensões. No modelo Star, todas as tabelas de dimensões necessárias têm apenas chaves estrangeiras nas tabelas de fatos.

Desempenho

O modelo Snowflake possui mais junções entre a tabela de dimensões e a tabela de fatos, portanto, o desempenho é mais lento. Por exemplo, se você deseja saber os detalhes do anunciante, esse modelo vai pedir muitas informações, como nome, ID e endereço do anunciante, sobre as quais o anunciante e a tabela da conta precisam ser unidas e depois unidas com a tabela de fatos. O modelo Star, possui menos junções entre as tabelas de dimensões e a tabela de fatos. Nesse modelo, se você precisar de informações sobre o anunciante, basta associar a tabela de dimensões do anunciantes a tabela de fatos.

Feito essa comparação, vamos responder sua dúvida: Snow Flake ou Star Schema quando usar?

O modelo Snowflake, a análise de dimensão é mais fácil. Por exemplo, "Quantas contas ou campanhas estão online para um determinado anunciante?"

O modelo de esquema Star é útil para análise de métricas, como "Qual é a receita de um determinado cliente?"

Desculpa pela resposta enorme, rs e espero ter ajudado. Bons estudos :)

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