Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Small batches] Pequenas entregas com grandes resultados

Olá pessoal, realmente o vídeo é muito interessante! Eu particularmente gosto deste vídeo, pois ele ilustra de uma forma mais lúdica como pode ser aplicado o conceito do Lean entre equipes. O que pode ser normal, gerar dúvidas nos novos aprendizes do conceito, como por exemplo: Será que funciona mesmo?

https://www.youtube.com/watch?v=jPp_3-zfPaQ

Aqui em casa, eu sempre procuro passar para o meu filho este conceito de pequenas entregas com grandes resultados para que o estudos dele seja algo prazeroso e não forçado. Por exemplo: Ele te 6 anos de idade, e para o desenvolvimento da escrita a escola utiliza o método de escrita (o o x), ou seja duas bolinhas para escrita e uma x para o espaço o salto entre linhas.

Mas, vocês podem perguntar em que momento o small batches se aplica? São 5 cadernos de disciplinas, e são 10 folhas por semana. Então enquanto eu faço as margens ele faz o tradicional ( o o x ) dessa forma algo que seria muito maçante para ele e poderia levar horas, vira um momento de trabalho em equipe, no qual ele entende que de grão em grão a galinha enche o papo.

Eu poderia ter trago exemplo da vida profissional, no entanto gostaria de pensar além do profissional em qual momento da minha vida tudo o que eu aprendo pode ser aplicado e como gera resultado!

Obrigado e bons estudos.

2 respostas
solução!

Olá Vitor!

Que bacana ver como você está aplicando o conceito de "small batches" na vida do seu filho! É realmente inspirador perceber que técnicas de gestão e produtividade podem ser adaptadas para o dia a dia, especialmente na educação das crianças.

O conceito de "small batches", ou pequenas entregas, é realmente poderoso, tanto no ambiente profissional quanto pessoal. Ele se baseia na ideia de dividir tarefas grandes em pequenas partes gerenciáveis, permitindo ajustes e melhorias contínuas. No caso do seu filho, ao dividir a tarefa de escrita em partes menores e fazê-la de forma colaborativa, você está transformando uma atividade potencialmente tediosa em algo mais leve e divertido. Isso não só ajuda na aprendizagem dele, mas também fortalece o vínculo entre vocês.

Um exemplo prático no ambiente profissional poderia ser o desenvolvimento de um produto digital. Em vez de esperar para lançar uma grande atualização, as equipes podem trabalhar em pequenas funcionalidades ou melhorias e lançá-las frequentemente. Isso não só permite feedback rápido dos usuários, mas também reduz o risco de grandes falhas, pois problemas são identificados e corrigidos rapidamente.

Espero que essa abordagem continue trazendo bons resultados para você e sua família. É sempre gratificante ver como conceitos de gestão podem enriquecer diferentes aspectos da nossa vida.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Obrigado Daniela, realmente se torna algo leve e divertido.

Tive a oportunidade em 2022 trabalhar em um P&D, e me recordo sim, tivemos que lançar um produto digital (app de monitoramento da qualidade da água), e aos poucos íamos liberando novas funcionalidades, e ao mesmo tempo trabalhando nos feedback recebidos. Os resultados em partes saiam antes do previstos e outros necessitavam de ajustes, até mesmo pela falta de maturidade com o uso do conceito.